APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elaine Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rutz, Sani de Carvalho da Silva, Basniak, Maria Ivete, Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594
Resumo: Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.
id UTFPR-7_d803b4e54352c7be6d430cace1a0264c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9594
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciênciasAPP Inventor: from the authorship of teachers to innovative activities in science teachingEducação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacionalApp Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TICApp Inventor; Science teaching; Teacher training; ICTEste artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.This article aims to describe the features and capabilities of App Inventor in the construction of applications for smartphones of the Android system as well as encourage teachers in the authorship of these applications for teaching-learning Sciences in Basic School. The bibliographic research has demonstrated some possibilities of how to start the activities in App Inventor as well as some experiences already developed and reported by researchers, in articles and dissertations, both in the authorship and in the classroom practice, mediated with applications developed in this visual platform of programming. As results, it was found that there are still few productions in Science Teaching and, therefore, this platform needs to be more popularized among educators for the development of materials for the basic school, as it happened in previous times with the Logo and Scratch, allowing teachers to author educational applications based on the educational reality where they work.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Elaine FerreiraRutz, Sani de Carvalho da SilvaBasniak, Maria IveteMiquelin, Awdry Feisser2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/959410.3895/rbect.v12n1.9594Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9594/1241Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:23:29Zoai:periodicos.utfpr:article/9594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:23:29Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
APP Inventor: from the authorship of teachers to innovative activities in science teaching
title APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
spellingShingle APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
Machado, Elaine Ferreira
Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional
App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC
App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT
title_short APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_full APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_fullStr APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_full_unstemmed APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_sort APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
author Machado, Elaine Ferreira
author_facet Machado, Elaine Ferreira
Rutz, Sani de Carvalho da Silva
Basniak, Maria Ivete
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 Rutz, Sani de Carvalho da Silva
Basniak, Maria Ivete
Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elaine Ferreira
Rutz, Sani de Carvalho da Silva
Basniak, Maria Ivete
Miquelin, Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional
App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC
App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT
topic Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional
App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC
App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT
description Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594
10.3895/rbect.v12n1.9594
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.9594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9594/1241
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872107405312