Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Mariana Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Onody, Helena, Mendes, Edilma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863
Resumo: Os mais variados grupos de organismos presentes no meio ambiente apresentam variação no padrão de coloração, e com os insetos isso não é diferente. Os padrões de coloração estão relacionados a uma série de funções, e as estratégias mais difundidas são a camuflagem, o mimetismo e o aposematismo. O artigo tem como objetivo descrever a importância das atividades de pesquisa e extensão em um curso de formação de professores com o relato de experiência de um projeto de extensão universitária intitulado “Insetos na Praça” desenvolvido no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus de Corrente, e avaliar o uso de insetos como ferramenta didática para o ensino de conceitos ecológicos. Um questionário com quatorze perguntas foi aplicado e os conceitos de camuflagem, mimetismo e aposematismo foram trabalhados. Verificou-se que o uso de insetos facilitou a compreensão dos conceitos e que estas podem ser uma ferramenta didática prática, eficiente e de baixo custo para serem utilizadas no ensino de conceitos biológicos.
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