Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863 |
Resumo: | Os mais variados grupos de organismos presentes no meio ambiente apresentam variação no padrão de coloração, e com os insetos isso não é diferente. Os padrões de coloração estão relacionados a uma série de funções, e as estratégias mais difundidas são a camuflagem, o mimetismo e o aposematismo. O artigo tem como objetivo descrever a importância das atividades de pesquisa e extensão em um curso de formação de professores com o relato de experiência de um projeto de extensão universitária intitulado “Insetos na Praça” desenvolvido no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus de Corrente, e avaliar o uso de insetos como ferramenta didática para o ensino de conceitos ecológicos. Um questionário com quatorze perguntas foi aplicado e os conceitos de camuflagem, mimetismo e aposematismo foram trabalhados. Verificou-se que o uso de insetos facilitou a compreensão dos conceitos e que estas podem ser uma ferramenta didática prática, eficiente e de baixo custo para serem utilizadas no ensino de conceitos biológicos. |
id |
UTFPR-7_d9f1dfcc6a6e982b34a2b6cf7e346e99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13863 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicosciências biológicas: entomologiaEntomologia; Recursos didáticos; Coloração.Os mais variados grupos de organismos presentes no meio ambiente apresentam variação no padrão de coloração, e com os insetos isso não é diferente. Os padrões de coloração estão relacionados a uma série de funções, e as estratégias mais difundidas são a camuflagem, o mimetismo e o aposematismo. O artigo tem como objetivo descrever a importância das atividades de pesquisa e extensão em um curso de formação de professores com o relato de experiência de um projeto de extensão universitária intitulado “Insetos na Praça” desenvolvido no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus de Corrente, e avaliar o uso de insetos como ferramenta didática para o ensino de conceitos ecológicos. Um questionário com quatorze perguntas foi aplicado e os conceitos de camuflagem, mimetismo e aposematismo foram trabalhados. Verificou-se que o uso de insetos facilitou a compreensão dos conceitos e que estas podem ser uma ferramenta didática prática, eficiente e de baixo custo para serem utilizadas no ensino de conceitos biológicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lustosa, Mariana SilvaOnody, HelenaMendes, Edilma2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1386310.3895/rbect.v15n2.13863Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13863Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
title |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
spellingShingle |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos Lustosa, Mariana Silva ciências biológicas: entomologia Entomologia; Recursos didáticos; Coloração. |
title_short |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
title_full |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
title_fullStr |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
title_full_unstemmed |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
title_sort |
Insetos como ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos ecológicos |
author |
Lustosa, Mariana Silva |
author_facet |
Lustosa, Mariana Silva Onody, Helena Mendes, Edilma |
author_role |
author |
author2 |
Onody, Helena Mendes, Edilma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lustosa, Mariana Silva Onody, Helena Mendes, Edilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências biológicas: entomologia Entomologia; Recursos didáticos; Coloração. |
topic |
ciências biológicas: entomologia Entomologia; Recursos didáticos; Coloração. |
description |
Os mais variados grupos de organismos presentes no meio ambiente apresentam variação no padrão de coloração, e com os insetos isso não é diferente. Os padrões de coloração estão relacionados a uma série de funções, e as estratégias mais difundidas são a camuflagem, o mimetismo e o aposematismo. O artigo tem como objetivo descrever a importância das atividades de pesquisa e extensão em um curso de formação de professores com o relato de experiência de um projeto de extensão universitária intitulado “Insetos na Praça” desenvolvido no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus de Corrente, e avaliar o uso de insetos como ferramenta didática para o ensino de conceitos ecológicos. Um questionário com quatorze perguntas foi aplicado e os conceitos de camuflagem, mimetismo e aposematismo foram trabalhados. Verificou-se que o uso de insetos facilitou a compreensão dos conceitos e que estas podem ser uma ferramenta didática prática, eficiente e de baixo custo para serem utilizadas no ensino de conceitos biológicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863 10.3895/rbect.v15n2.13863 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n2.13863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13863/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022 1982-873X 10.3895/rbect.v15n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789925007360 |