Elementos de motivação e barreiras na utilização de recursos educacionais abertos: um estudo entre uma instituição de ensino superior brasileira e uma alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Carolina Truzzi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodello, Ildeberto Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9547
Resumo: Os Recursos Educacionais Abertos têm sido apontados como uma oportunidade de melhoria na qualidade da educação e de compartilhamento de conhecimento e capacitação. Entretanto, existem elementos de motivação para sua utilização e barreiras que dificultam seu acesso. A fim de realizar um estudo comparativo, foram aplicados questionários em duas Instituições de Ensino Superior: uma alemã e outra brasileira, totalizando 76 respondentes. Em relação aos elementos de motivação, identificou-se que as respostas se mantiveram similares em ambas as amostragens, sendo o mais importante “diminuir os custos para os alunos”. Em relação às barreiras, no Brasil o fator mais importante foi “falta de acesso à internet”, uma barreira da categoria tecnológica, e, na Alemanha, “falta de tempo”, uma barreira da categoria social. Assim, conclui-se que as barreiras, por serem externas ao indivíduo, são mais propensas a diferirem em amostragens de características socioeconômicas distintas.
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spelling Elementos de motivação e barreiras na utilização de recursos educacionais abertos: um estudo entre uma instituição de ensino superior brasileira e uma alemãElements of motivation and barriers in the use of open educational resources: a study between a brazilian and a german higher education institution7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalRecursos educacionais abertos; Educação aberta; Ensino superiorOpen educational resources; Open education; Higher educationOs Recursos Educacionais Abertos têm sido apontados como uma oportunidade de melhoria na qualidade da educação e de compartilhamento de conhecimento e capacitação. Entretanto, existem elementos de motivação para sua utilização e barreiras que dificultam seu acesso. A fim de realizar um estudo comparativo, foram aplicados questionários em duas Instituições de Ensino Superior: uma alemã e outra brasileira, totalizando 76 respondentes. Em relação aos elementos de motivação, identificou-se que as respostas se mantiveram similares em ambas as amostragens, sendo o mais importante “diminuir os custos para os alunos”. Em relação às barreiras, no Brasil o fator mais importante foi “falta de acesso à internet”, uma barreira da categoria tecnológica, e, na Alemanha, “falta de tempo”, uma barreira da categoria social. Assim, conclui-se que as barreiras, por serem externas ao indivíduo, são mais propensas a diferirem em amostragens de características socioeconômicas distintas.Open Educational Resources have been identified as an opportunity to improve the quality of education and share knowledge and skills. However, there are elements of motivation for their use and barriers that hinder their access. In order to carry out a comparative study, questionnaires were applied to two Higher Education Institutions: one German and the other Brazilian, totaling 76 respondents. Regarding the elements of motivation, it was identified that the answers remained similar in both samples, being the most important element "to lower the costs for the students". Regarding the barriers, in Brazil the most important factor was "the lack of access to the Internet", a barrier of the technological category, and, in Germany, "lack of time", a barrier of the social category. Thus, it is concluded that the barriers, because they are external to the individual, are more likely to differ in samplings of different socioeconomic characteristics.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Carolina TruzziRodello, Ildeberto Aparecido2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/954710.3895/rbect.v13n2.9547Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9547/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:54Zoai:periodicos.utfpr:article/9547Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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