Exploração de simulações como forma de estimular o aprendizado de conceitos da cinemática escalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Elys Da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Neide, Italo Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2694
Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever uma prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - (CTIIEM) do Instituto Federal de Educação, localizado no Município de Laranjal do Jari/Ap. Teve como aporte teórico inserir os conceitos da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003), e nos estudos de Araujo (2002), Teodoro (2002), entre outros. A metodologia proposta teve como objetivo estimular os estudantes a aprender ativamente, por meio da mediação do professor, conceitos da Cinemática Escalar. A ferramenta tecnológica utilizada foi o software Modellus. Através desta ferramenta foi possível explorar simulações computacionais, oportunizando aos alunos trabalhar com animações das representações virtuais dos fenômenos Físicos associados à Cinemática Escalar. Os resultados mostraram que a metodologia proporcionou a interação entre os alunos submetidos à intervenção pedagógica, bem como despertou predisposição para aprender. Foi possível observar a satisfação dos estudantes em estar utilizando recursos tecnológicos durante seu aprendizado.
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