Exploração de simulações como forma de estimular o aprendizado de conceitos da cinemática escalar
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2694 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo descrever uma prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - (CTIIEM) do Instituto Federal de Educação, localizado no Município de Laranjal do Jari/Ap. Teve como aporte teórico inserir os conceitos da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003), e nos estudos de Araujo (2002), Teodoro (2002), entre outros. A metodologia proposta teve como objetivo estimular os estudantes a aprender ativamente, por meio da mediação do professor, conceitos da Cinemática Escalar. A ferramenta tecnológica utilizada foi o software Modellus. Através desta ferramenta foi possível explorar simulações computacionais, oportunizando aos alunos trabalhar com animações das representações virtuais dos fenômenos Físicos associados à Cinemática Escalar. Os resultados mostraram que a metodologia proporcionou a interação entre os alunos submetidos à intervenção pedagógica, bem como despertou predisposição para aprender. Foi possível observar a satisfação dos estudantes em estar utilizando recursos tecnológicos durante seu aprendizado. |
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Exploração de simulações como forma de estimular o aprendizado de conceitos da cinemática escalarAprendizagem significativa; Software Modellus; Cinemática escalar.O presente artigo tem por objetivo descrever uma prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - (CTIIEM) do Instituto Federal de Educação, localizado no Município de Laranjal do Jari/Ap. Teve como aporte teórico inserir os conceitos da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003), e nos estudos de Araujo (2002), Teodoro (2002), entre outros. A metodologia proposta teve como objetivo estimular os estudantes a aprender ativamente, por meio da mediação do professor, conceitos da Cinemática Escalar. A ferramenta tecnológica utilizada foi o software Modellus. Através desta ferramenta foi possível explorar simulações computacionais, oportunizando aos alunos trabalhar com animações das representações virtuais dos fenômenos Físicos associados à Cinemática Escalar. Os resultados mostraram que a metodologia proporcionou a interação entre os alunos submetidos à intervenção pedagógica, bem como despertou predisposição para aprender. Foi possível observar a satisfação dos estudantes em estar utilizando recursos tecnológicos durante seu aprendizado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Instituto Federal do AmapáMendes, Elys Da SilvaRehfeldt, Márcia Jussara HeppNeide, Italo Gabriel2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/269410.3895/rbect.v10n2.2694Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2694/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/2694Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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