Um estudo exploratório para avaliar a dificuldade de problemas em ensino de física utilizando a teoria da carga cognitiva com o auxílio de uma hipermídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros de Oliveira, Angelo Mozart
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2116
Resumo: No presente trabalho foi realizado um estudo exploratório sobre o tipo de navegação que os estudantes apresentam dentro de uma hipermídia. Basicamente, a hipermídia conta com problemas sepadarados em dificuldades estabelecidas teoricamente pela Teoria da Carga Cognitiva (CLT). A CLT surge como uma teoria focada nas técnicas e no desenvolvimento de materiais instrucionais que facilitam a aprendizagem. O estudo foi realizado em 35 alunos do 1º ano do ensino médio integrado do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Câmpus Ibirubá), que tiveram sua navegação e respostas gravadas em um log, assim como o material produzido por eles durante a realização da tarefa. No que se refere a atribuição de dificuldade a priori aos problemas, os resultados sugerem que a CLT foi consistente. Como este estudo exploratório, procuramos contribuir para o levantamento de novas perguntas de pesquisa.
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