Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852
Resumo: Dentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo.
id UTFPR-7_e5605c0c7a4d7371fc42470d7dabf9bb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/852
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologiaDentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UFPBBrito, Carlos Henrique2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/85210.3895/S1982-873X2012000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852/905Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/852Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
title Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
spellingShingle Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
Brito, Carlos Henrique
title_short Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
title_full Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
title_fullStr Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
title_full_unstemmed Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
title_sort Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
author Brito, Carlos Henrique
author_facet Brito, Carlos Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Carlos Henrique
description Dentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852
10.3895/S1982-873X2012000300005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852/905
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815003021312