Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852 |
Resumo: | Dentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo. |
id |
UTFPR-7_e5605c0c7a4d7371fc42470d7dabf9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/852 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologiaDentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UFPBBrito, Carlos Henrique2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/85210.3895/S1982-873X2012000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852/905Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/852Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
title |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
spellingShingle |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia Brito, Carlos Henrique |
title_short |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
title_full |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
title_fullStr |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
title_full_unstemmed |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
title_sort |
Modelagem didática tridimensional de artrópodes, como método para ensino de ciências e biologia |
author |
Brito, Carlos Henrique |
author_facet |
Brito, Carlos Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UFPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Carlos Henrique |
description |
Dentre a grande diversidade existente no Reino Animal, os artrópodes possuem uma enorme variedade de formas, conceitos e funções a serem estudadas e visualizadas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos didáticos tridimensionais de artrópodes, acerca de caracteres morfológicos, visando um maior aprendizado do conteúdo teórico desenvolvido em sala de aula e a disponibilização de metodologias alternativas para o ensino de zoologia. O trabalho consistiu em aulas teóricas intercaladas com aulas práticas (45 min.). Esse projeto foi desenvolvido em turmas do sétimo ano Fundamental e do segundo ano Médio onde se observou um alto nível de espontaneidade durante as tarefas aplicadas. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho ajudou não somente no aprendizado individual do aluno, mas na troca de conhecimento entre alunos da mesma equipe e com equipes da mesma turma, gerando dúvidas e discussões que resultaram num crescimento coletivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852 10.3895/S1982-873X2012000300005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2012000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/852/905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815003021312 |