A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: do Rego Barros Bello, Maria Elvira, Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955
Resumo: Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas.
id UTFPR-7_ea0b52efe3f21c9d0ed54c79f45af91e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2955
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos BrasileirosNeste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Felix de Carvalho Lima, Luiza Renatado Rego Barros Bello, Maria ElviraSiqueira, Maxwell Roger da Purificação2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295510.3895/rbect.v8n2.2955Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955/1987Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2955Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
spellingShingle A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
title_short A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_full A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_fullStr A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_full_unstemmed A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_sort A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
author Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
author_facet Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
do Rego Barros Bello, Maria Elvira
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
author_role author
author2 do Rego Barros Bello, Maria Elvira
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
do Rego Barros Bello, Maria Elvira
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
description Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955
10.3895/rbect.v8n2.2955
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n2.2955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955/1987
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871392276480