Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado. |
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Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECONO presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Suellem DeodoroTeodoro, PitiasD'Agosto, Márcio de Almeida2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/161110.3895/S1982-873X2014000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611/1926Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1611Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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