Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carruba, Andréa Goulart Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836
Resumo:  As novas tecnologias educacionais fizeram surgir uma dimensão relacional e interativa com características relevantes, tornando a empatia uma habilidade chave para a promoção de processos de aprendizagem inovadores em ambientes virtuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da empatia virtual como habilidade socioemocional e da presença social em plataformas digitais, como elementos relevantes a serem incorporados na educação básica para crianças no Século XXI. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação de mestrado, que se propôs a investigar as possíveis articulações da Metodologia Ativa Design Thinking com o ensino da Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, que permite aprofundar um conhecimento específico e verificar a capacidade do aluno ao investigar sobre uma temática, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades para solucionar um problema. O público-alvo foi uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento fez-se necessário uma reflexão sobre o ensino remoto e a influência das novas tecnologias educacionais para uma efetiva interatividade. Em um segundo momento, foi abordado como a empatia é construída e integrada à memória, corroborando como um fator fundamental para relação aluno-professor no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Conclui-se que o exercício da empatia nas atividades pedagógicas remotas é relevante e a interatividade por meio da presença social virtual ao utilizarem das tecnologias educacionais digitais contribui para o engajamento, motivação e bem-estar em sala de aula. Verificou-se também que os professores, ao estabelecerem uma comunicação dialógica e a associarem às medidas formativas, estimulam o potencial empático de seus alunos no âmbito educacional, ainda que em ambiente virtual.    
id UTFPR-7_f3d56b6ece44c3ad2ce65678dd53c211
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14836
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação BásicaEnsino; Educação; TecnologiaEmpatia; Tecnologias Educacionais; Ambiente Virtual; Ensino Remoto As novas tecnologias educacionais fizeram surgir uma dimensão relacional e interativa com características relevantes, tornando a empatia uma habilidade chave para a promoção de processos de aprendizagem inovadores em ambientes virtuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da empatia virtual como habilidade socioemocional e da presença social em plataformas digitais, como elementos relevantes a serem incorporados na educação básica para crianças no Século XXI. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação de mestrado, que se propôs a investigar as possíveis articulações da Metodologia Ativa Design Thinking com o ensino da Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, que permite aprofundar um conhecimento específico e verificar a capacidade do aluno ao investigar sobre uma temática, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades para solucionar um problema. O público-alvo foi uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento fez-se necessário uma reflexão sobre o ensino remoto e a influência das novas tecnologias educacionais para uma efetiva interatividade. Em um segundo momento, foi abordado como a empatia é construída e integrada à memória, corroborando como um fator fundamental para relação aluno-professor no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Conclui-se que o exercício da empatia nas atividades pedagógicas remotas é relevante e a interatividade por meio da presença social virtual ao utilizarem das tecnologias educacionais digitais contribui para o engajamento, motivação e bem-estar em sala de aula. Verificou-se também que os professores, ao estabelecerem uma comunicação dialógica e a associarem às medidas formativas, estimulam o potencial empático de seus alunos no âmbito educacional, ainda que em ambiente virtual.    Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carruba, Andréa Goulart MendesBarreto, Maria Auxiliadora Motta2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1483610.3895/rbect.v16n1.14836Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/14836Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
title Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
spellingShingle Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
Carruba, Andréa Goulart Mendes
Ensino; Educação; Tecnologia
Empatia; Tecnologias Educacionais; Ambiente Virtual; Ensino Remoto
title_short Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
title_full Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
title_fullStr Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
title_full_unstemmed Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
title_sort Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
author Carruba, Andréa Goulart Mendes
author_facet Carruba, Andréa Goulart Mendes
Barreto, Maria Auxiliadora Motta
author_role author
author2 Barreto, Maria Auxiliadora Motta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carruba, Andréa Goulart Mendes
Barreto, Maria Auxiliadora Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Tecnologia
Empatia; Tecnologias Educacionais; Ambiente Virtual; Ensino Remoto
topic Ensino; Educação; Tecnologia
Empatia; Tecnologias Educacionais; Ambiente Virtual; Ensino Remoto
description  As novas tecnologias educacionais fizeram surgir uma dimensão relacional e interativa com características relevantes, tornando a empatia uma habilidade chave para a promoção de processos de aprendizagem inovadores em ambientes virtuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da empatia virtual como habilidade socioemocional e da presença social em plataformas digitais, como elementos relevantes a serem incorporados na educação básica para crianças no Século XXI. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação de mestrado, que se propôs a investigar as possíveis articulações da Metodologia Ativa Design Thinking com o ensino da Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, que permite aprofundar um conhecimento específico e verificar a capacidade do aluno ao investigar sobre uma temática, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades para solucionar um problema. O público-alvo foi uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento fez-se necessário uma reflexão sobre o ensino remoto e a influência das novas tecnologias educacionais para uma efetiva interatividade. Em um segundo momento, foi abordado como a empatia é construída e integrada à memória, corroborando como um fator fundamental para relação aluno-professor no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Conclui-se que o exercício da empatia nas atividades pedagógicas remotas é relevante e a interatividade por meio da presença social virtual ao utilizarem das tecnologias educacionais digitais contribui para o engajamento, motivação e bem-estar em sala de aula. Verificou-se também que os professores, ao estabelecerem uma comunicação dialógica e a associarem às medidas formativas, estimulam o potencial empático de seus alunos no âmbito educacional, ainda que em ambiente virtual.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836
10.3895/rbect.v16n1.14836
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14836
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1824323782565691392