Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14836 |
Resumo: | As novas tecnologias educacionais fizeram surgir uma dimensão relacional e interativa com características relevantes, tornando a empatia uma habilidade chave para a promoção de processos de aprendizagem inovadores em ambientes virtuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da empatia virtual como habilidade socioemocional e da presença social em plataformas digitais, como elementos relevantes a serem incorporados na educação básica para crianças no Século XXI. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação de mestrado, que se propôs a investigar as possíveis articulações da Metodologia Ativa Design Thinking com o ensino da Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, que permite aprofundar um conhecimento específico e verificar a capacidade do aluno ao investigar sobre uma temática, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades para solucionar um problema. O público-alvo foi uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento fez-se necessário uma reflexão sobre o ensino remoto e a influência das novas tecnologias educacionais para uma efetiva interatividade. Em um segundo momento, foi abordado como a empatia é construída e integrada à memória, corroborando como um fator fundamental para relação aluno-professor no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Conclui-se que o exercício da empatia nas atividades pedagógicas remotas é relevante e a interatividade por meio da presença social virtual ao utilizarem das tecnologias educacionais digitais contribui para o engajamento, motivação e bem-estar em sala de aula. Verificou-se também que os professores, ao estabelecerem uma comunicação dialógica e a associarem às medidas formativas, estimulam o potencial empático de seus alunos no âmbito educacional, ainda que em ambiente virtual. |
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