Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabel, Marília
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Siple, Ivanete Zuchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634
Resumo: O estudo de funções é considerado um tópico relevante no ensino damatemática estando presente nos diversos níveis de formação, desde ofundamental até o ensino superior. Sua relevância pode ser explicada devida aampla aplicação deste conceito nas diversas áreas do conhecimento, por meio daanálise de fenômenos, descrições de regularidades e interpretações deinterdependência e generalizações. Desta forma, este artigo tem como principalobjetivo apresentar uma sequência didática para abordar o conceito de função deforma dinâmica. A atividade proposta visa introduzir o conceito de função pormeio da compreensão das grandezas envolvidas e a relação entre elas, articulandoos diferentes registros de representação, mediados pelo uso de tecnologias. Aatividade proposta neste trabalho pode representar um recurso importante tantopara professores do Ensino Básico quanto do Superior, podendo ser adaptadas deacordo com a realidade de cada turma. Na experimentação realizada observamosque esse tipo de abordagem diferenciada pode proporcionar aos alunos umconhecimento mais efetivo e significativo, pois propiciam momentos dediscussões, interpretações e compreensão do objeto matemático, bem como podese tornar um elemento motivador em relação à disciplina ou a determinadosconteúdos.Palavras-chave: Atividades experimentais, Sequência didática, Recursostecnológicos, Ensino de funções.
id UTFPR-7_f66a1e94fb4674032cb77d1b9f0f38c8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1634
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funçõesO estudo de funções é considerado um tópico relevante no ensino damatemática estando presente nos diversos níveis de formação, desde ofundamental até o ensino superior. Sua relevância pode ser explicada devida aampla aplicação deste conceito nas diversas áreas do conhecimento, por meio daanálise de fenômenos, descrições de regularidades e interpretações deinterdependência e generalizações. Desta forma, este artigo tem como principalobjetivo apresentar uma sequência didática para abordar o conceito de função deforma dinâmica. A atividade proposta visa introduzir o conceito de função pormeio da compreensão das grandezas envolvidas e a relação entre elas, articulandoos diferentes registros de representação, mediados pelo uso de tecnologias. Aatividade proposta neste trabalho pode representar um recurso importante tantopara professores do Ensino Básico quanto do Superior, podendo ser adaptadas deacordo com a realidade de cada turma. Na experimentação realizada observamosque esse tipo de abordagem diferenciada pode proporcionar aos alunos umconhecimento mais efetivo e significativo, pois propiciam momentos dediscussões, interpretações e compreensão do objeto matemático, bem como podese tornar um elemento motivador em relação à disciplina ou a determinadosconteúdos.Palavras-chave: Atividades experimentais, Sequência didática, Recursostecnológicos, Ensino de funções.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zabel, MaríliaSiple, Ivanete Zuchi2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/163410.3895/S1982-873X2013000200010Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634/1041Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1634Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
title Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
spellingShingle Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
Zabel, Marília
title_short Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
title_full Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
title_fullStr Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
title_full_unstemmed Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
title_sort Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
author Zabel, Marília
author_facet Zabel, Marília
Siple, Ivanete Zuchi
author_role author
author2 Siple, Ivanete Zuchi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zabel, Marília
Siple, Ivanete Zuchi
description O estudo de funções é considerado um tópico relevante no ensino damatemática estando presente nos diversos níveis de formação, desde ofundamental até o ensino superior. Sua relevância pode ser explicada devida aampla aplicação deste conceito nas diversas áreas do conhecimento, por meio daanálise de fenômenos, descrições de regularidades e interpretações deinterdependência e generalizações. Desta forma, este artigo tem como principalobjetivo apresentar uma sequência didática para abordar o conceito de função deforma dinâmica. A atividade proposta visa introduzir o conceito de função pormeio da compreensão das grandezas envolvidas e a relação entre elas, articulandoos diferentes registros de representação, mediados pelo uso de tecnologias. Aatividade proposta neste trabalho pode representar um recurso importante tantopara professores do Ensino Básico quanto do Superior, podendo ser adaptadas deacordo com a realidade de cada turma. Na experimentação realizada observamosque esse tipo de abordagem diferenciada pode proporcionar aos alunos umconhecimento mais efetivo e significativo, pois propiciam momentos dediscussões, interpretações e compreensão do objeto matemático, bem como podese tornar um elemento motivador em relação à disciplina ou a determinadosconteúdos.Palavras-chave: Atividades experimentais, Sequência didática, Recursostecnológicos, Ensino de funções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634
10.3895/S1982-873X2013000200010
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871431073792