Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funções
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634 |
Resumo: | O estudo de funções é considerado um tópico relevante no ensino damatemática estando presente nos diversos níveis de formação, desde ofundamental até o ensino superior. Sua relevância pode ser explicada devida aampla aplicação deste conceito nas diversas áreas do conhecimento, por meio daanálise de fenômenos, descrições de regularidades e interpretações deinterdependência e generalizações. Desta forma, este artigo tem como principalobjetivo apresentar uma sequência didática para abordar o conceito de função deforma dinâmica. A atividade proposta visa introduzir o conceito de função pormeio da compreensão das grandezas envolvidas e a relação entre elas, articulandoos diferentes registros de representação, mediados pelo uso de tecnologias. Aatividade proposta neste trabalho pode representar um recurso importante tantopara professores do Ensino Básico quanto do Superior, podendo ser adaptadas deacordo com a realidade de cada turma. Na experimentação realizada observamosque esse tipo de abordagem diferenciada pode proporcionar aos alunos umconhecimento mais efetivo e significativo, pois propiciam momentos dediscussões, interpretações e compreensão do objeto matemático, bem como podese tornar um elemento motivador em relação à disciplina ou a determinadosconteúdos.Palavras-chave: Atividades experimentais, Sequência didática, Recursostecnológicos, Ensino de funções. |
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Experimento massa-mola: uma abordagem dinâmica para o ensino das funçõesO estudo de funções é considerado um tópico relevante no ensino damatemática estando presente nos diversos níveis de formação, desde ofundamental até o ensino superior. Sua relevância pode ser explicada devida aampla aplicação deste conceito nas diversas áreas do conhecimento, por meio daanálise de fenômenos, descrições de regularidades e interpretações deinterdependência e generalizações. Desta forma, este artigo tem como principalobjetivo apresentar uma sequência didática para abordar o conceito de função deforma dinâmica. A atividade proposta visa introduzir o conceito de função pormeio da compreensão das grandezas envolvidas e a relação entre elas, articulandoos diferentes registros de representação, mediados pelo uso de tecnologias. Aatividade proposta neste trabalho pode representar um recurso importante tantopara professores do Ensino Básico quanto do Superior, podendo ser adaptadas deacordo com a realidade de cada turma. Na experimentação realizada observamosque esse tipo de abordagem diferenciada pode proporcionar aos alunos umconhecimento mais efetivo e significativo, pois propiciam momentos dediscussões, interpretações e compreensão do objeto matemático, bem como podese tornar um elemento motivador em relação à disciplina ou a determinadosconteúdos.Palavras-chave: Atividades experimentais, Sequência didática, Recursostecnológicos, Ensino de funções.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zabel, MaríliaSiple, Ivanete Zuchi2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/163410.3895/S1982-873X2013000200010Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1634/1041Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1634Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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