Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158 |
Resumo: | Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais. |
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Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboraçãoProcess for implementing the flipped classroom methodology with collaboration elementsCiências Exatas e da TerraSala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs.Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TICEste artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais.This article discusses the results of a research whose objective was to investigate the application and evaluation of a Process, aimed to implement Flipped Classroom methodology. This process also aims to support Computer-Supported Collaborative Learning (CSCL) for Mathematics Teaching. For this purpose, the authors, Munhoz (2015) and Bergmann and Sams (2016) regarding the theme of Inverted Classroom, were taken as theoretical bases, as well as associated to the collaboration theme the authors Fuks et al. (2002) and Ellis et al. (1991). The process was implemented in a class of the 9th grade of elementary school and the methodology of case study was used to investigate and analyze the behavior and the reactions of the students. As results, it was possible to highlight that the Process can enhance the methodology use, allowing students to create spaces to reflect upon the studied mathematical contents, towards a more autonomous learning. Moreover, the process can motivate students to perform previous studies in order to enrich the faceto-face meetings.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Honório, Hugo Luiz GonzagaScortegagna, LiamaraDavid, José Maria Nazar2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/815810.3895/rbect.v12n3.8158Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/8158Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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