Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório, Hugo Luiz Gonzaga
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Scortegagna, Liamara, David, José Maria Nazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais.
id UTFPR-7_fad31ca7941b8b0770f2f61419d608cd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8158
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboraçãoProcess for implementing the flipped classroom methodology with collaboration elementsCiências Exatas e da TerraSala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs.Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TICEste artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais.This article discusses the results of a research whose objective was to investigate the application and evaluation of a Process, aimed to implement Flipped Classroom methodology. This process also aims to support Computer-Supported Collaborative Learning (CSCL) for Mathematics Teaching. For this purpose, the authors, Munhoz (2015) and Bergmann and Sams (2016) regarding the theme of Inverted Classroom, were taken as theoretical bases, as well as associated to the collaboration theme the authors Fuks et al. (2002) and Ellis et al. (1991). The process was implemented in a class of the 9th grade of elementary school and the methodology of case study was used to investigate and analyze the behavior and the reactions of the students. As results, it was possible to highlight that the Process can enhance the methodology use, allowing students to create spaces to reflect upon the studied mathematical contents, towards a more autonomous learning. Moreover, the process can motivate students to perform previous studies in order to enrich the faceto-face meetings.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Honório, Hugo Luiz GonzagaScortegagna, LiamaraDavid, José Maria Nazar2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/815810.3895/rbect.v12n3.8158Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:47Zoai:periodicos.utfpr:article/8158Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
Process for implementing the flipped classroom methodology with collaboration elements
title Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
spellingShingle Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
Honório, Hugo Luiz Gonzaga
Ciências Exatas e da Terra
Sala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs.
Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TIC
title_short Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
title_full Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
title_fullStr Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
title_full_unstemmed Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
title_sort Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
author Honório, Hugo Luiz Gonzaga
author_facet Honório, Hugo Luiz Gonzaga
Scortegagna, Liamara
David, José Maria Nazar
author_role author
author2 Scortegagna, Liamara
David, José Maria Nazar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Honório, Hugo Luiz Gonzaga
Scortegagna, Liamara
David, José Maria Nazar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Sala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs.
Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TIC
topic Ciências Exatas e da Terra
Sala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs.
Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TIC
description Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158
10.3895/rbect.v12n3.8158
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n3.8158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870060584960