Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares. |
id |
UTFPR-7_fbccae3af57cf2ec1224347441a4d94c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14827 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicasFísicaEstereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres.Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ferreira, Rogelma Maria da Silva2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1482710.3895/rbect.v16n1.14827Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14827Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
title |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
spellingShingle |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas Ferreira, Rogelma Maria da Silva Física Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres. |
title_short |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
title_full |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
title_fullStr |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
title_sort |
Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas |
author |
Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
author_facet |
Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rogelma Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres. |
topic |
Física Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827 10.3895/rbect.v16n1.14827 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v16n1.14827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789920813056 |