Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas Filho, João Rufino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567
Resumo: Este artigo relata uma experiência de sala de aula realizada em turmas de graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual verificou a interferência positiva do uso de diferentes estratégias de ensino, tais como, painel integrado, estudo do meio, experimentação e estudo de texto, na abordagem da Química orgânica a partir de situação de estudo. A intervenção didática envolveu momentos distintos, abrangendo diferentes atividades. Para cada atividade foi elaborado previamente, pelo professor, um roteiro, contendo as atividades programadas e as informações necessárias para as discussões. O roteiro foi distribuído aos estudantes. Estas atividades possibilitaram a correlação entre os conteúdos programáticos da Química na graduação e o cotidiano dos estudantes.
id UTFPR-7_fd4ad9522acb6cff02db0099fcfb5008
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/567
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de EstudoEste artigo relata uma experiência de sala de aula realizada em turmas de graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual verificou a interferência positiva do uso de diferentes estratégias de ensino, tais como, painel integrado, estudo do meio, experimentação e estudo de texto, na abordagem da Química orgânica a partir de situação de estudo. A intervenção didática envolveu momentos distintos, abrangendo diferentes atividades. Para cada atividade foi elaborado previamente, pelo professor, um roteiro, contendo as atividades programadas e as informações necessárias para as discussões. O roteiro foi distribuído aos estudantes. Estas atividades possibilitaram a correlação entre os conteúdos programáticos da Química na graduação e o cotidiano dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Freitas Filho, João Rufino2010-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/56710.3895/S1982-873X2010000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567/550Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/567Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
title Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
spellingShingle Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
de Freitas Filho, João Rufino
title_short Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
title_full Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
title_fullStr Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
title_full_unstemmed Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
title_sort Utilização de diferentes Estratégias de Ensino a partir de Situação de Estudo
author de Freitas Filho, João Rufino
author_facet de Freitas Filho, João Rufino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas Filho, João Rufino
description Este artigo relata uma experiência de sala de aula realizada em turmas de graduação da Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual verificou a interferência positiva do uso de diferentes estratégias de ensino, tais como, painel integrado, estudo do meio, experimentação e estudo de texto, na abordagem da Química orgânica a partir de situação de estudo. A intervenção didática envolveu momentos distintos, abrangendo diferentes atividades. Para cada atividade foi elaborado previamente, pelo professor, um roteiro, contendo as atividades programadas e as informações necessárias para as discussões. O roteiro foi distribuído aos estudantes. Estas atividades possibilitaram a correlação entre os conteúdos programáticos da Química na graduação e o cotidiano dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567
10.3895/S1982-873X2010000200004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567/550
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871902932992