Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistores
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168 |
Resumo: | Apresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâmico GeoGebra e considerando elementos com potencial de incentivo e motivação ao professor na utilização de itens relacionados às tecnologias da informação e comunicação em sua prática docente. Foram consideradas as peculiaridades inerentes ao ensino deste tópico tais como sequência de abordagem dos temas durante as aulas, representação esquemática de circuitos elétricos, valores de resistências de resistores existentes no mercado e verossimilhança em relação a uma situação real de atividade experimental. São apresentadas as funcionalidades do aplicativo bem como indicações para a utilização em sala de aula no sentido de obter maior engajamento do docente no uso de recursos dessa natureza bem como dos estudantes no sentido de promover maior protagonismo no processo de aprendizado do tema. |
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Laboratório virtual para o ensino da 1ª Lei de Ohm e associação de resistoresVirtual laboratory for teaching the Ohm's 1st Law and resistors association1.05.00.00-6 1.05.02.00-9 7.08.04.00-1 7.08.04.03-61ª Lei de Ohm; Associação de resistores; GeoGebraOhm's 1st law; Resistors association; GeoGebraApresentamos uma proposta de aplicativo que simula um laboratório para a realização de experimentos virtuais envolvendo associação de resistores e a 1ª Lei de Ohm junto a estudantes do ensino médio. O desenvolvimento do aplicativo, que denominamos laboratório virtual, se deu através do software dinâmico GeoGebra e considerando elementos com potencial de incentivo e motivação ao professor na utilização de itens relacionados às tecnologias da informação e comunicação em sua prática docente. Foram consideradas as peculiaridades inerentes ao ensino deste tópico tais como sequência de abordagem dos temas durante as aulas, representação esquemática de circuitos elétricos, valores de resistências de resistores existentes no mercado e verossimilhança em relação a uma situação real de atividade experimental. São apresentadas as funcionalidades do aplicativo bem como indicações para a utilização em sala de aula no sentido de obter maior engajamento do docente no uso de recursos dessa natureza bem como dos estudantes no sentido de promover maior protagonismo no processo de aprendizado do tema.We present a virtual simulator to study the resistors association and the Ohm's 1st law for secondary students. The simulator, that we call virtual laboratory, was created utilizing the GeoGebra software and taking into account items that offer potential to incentive and encourage the teachers in using the information and communication technology in their classes. We keep the eyes on the peculiarities inherent to this physics topics' teaching process like the approach sequence in the classes, schematic representation of electric circuits, resistors values found in the electronic compounds stores and verisimilitude to concrete experimental activity. Are presented some simulator's functionalities suggestions for use in a classroom to get larger teacher's engagement in using this kind of resources and students' engagement to promote a more protagonism in its learning process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.Soares, Antonio AugustoGuerreiro, Luis Gustavo Jayme2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/916810.3895/rbect.v13n1.9168Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9168/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9168/1169Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:53Zoai:periodicos.utfpr:article/9168Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:53Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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