O filme comercial de animação como recurso didático nas aulas de ciências
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4960 |
Resumo: | O presente artigo justifica-se pela perspectiva de integração de uma proposta de trabalho com o uso de filme de animação às necessidades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem significativa para o ensino de Ciências. Nesse artigo, em atendimento ao objetivo proposto, apresentamos o resultado de uma análise do filme “Procurando Nemo” como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, pertencente ao Município de Sarandi, região noroeste do Estado do Paraná. A pesquisadora utilizou-se da sala de aula como ambiente natural para a coleta de dados e o aluno foi o sujeito chave do processo de investigação. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser classificada como qualitativa. Os componentes, imagens e sons que compõem um filme podem subsidiar o estudante na construção do conhecimento escolar na análise que é percebida no enredo fílmico. |
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O filme comercial de animação como recurso didático nas aulas de ciências7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemFilme de animação;Ensino de ecossistemas; Conceitos científicosO presente artigo justifica-se pela perspectiva de integração de uma proposta de trabalho com o uso de filme de animação às necessidades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem significativa para o ensino de Ciências. Nesse artigo, em atendimento ao objetivo proposto, apresentamos o resultado de uma análise do filme “Procurando Nemo” como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual, pertencente ao Município de Sarandi, região noroeste do Estado do Paraná. A pesquisadora utilizou-se da sala de aula como ambiente natural para a coleta de dados e o aluno foi o sujeito chave do processo de investigação. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser classificada como qualitativa. Os componentes, imagens e sons que compõem um filme podem subsidiar o estudante na construção do conhecimento escolar na análise que é percebida no enredo fílmico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Costa, Eliane CristinaBrandão, Henry Charles2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-496010.3895/recit.v8.n21.4960Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4960/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:46Zoai:periodicos.utfpr:article/4960Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:46Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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