Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvinha Felix de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Janete Santa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4772
Resumo: Esta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização.  Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.
id UTFPR-8_15fc7622296f66c77a6d95a7f7b04976
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4772
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolaresEducação. Métodos e Técnicas de Ensinolivro; leitura; aprendizagem; métodos; técnicas; espaços escolaresEsta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização.  Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Silvinha Felix deRibeiro, Janete Santa Maria2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-477210.3895/recit.v8.n21.4772Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4772/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:46Zoai:periodicos.utfpr:article/4772Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:46Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
title Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
spellingShingle Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
Oliveira, Silvinha Felix de
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
livro; leitura; aprendizagem; métodos; técnicas; espaços escolares
title_short Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
title_full Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
title_fullStr Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
title_full_unstemmed Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
title_sort Interação na fala e na escrita no processo de alfabetização, com atividades de incentivo à leitura nos espaços escolares
author Oliveira, Silvinha Felix de
author_facet Oliveira, Silvinha Felix de
Ribeiro, Janete Santa Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Janete Santa Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silvinha Felix de
Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
livro; leitura; aprendizagem; métodos; técnicas; espaços escolares
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
livro; leitura; aprendizagem; métodos; técnicas; espaços escolares
description Esta pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e busca destacar a aprendizagem escolar identificando a importância da leitura lúdica nos espaços escolares de variadas formas apontando sugestões de práticas pedagógicas como motivação no processo da alfabetização.  Em face às inúmeras indagações quanto ao destino do livro neste século, com o advento das tecnologias da informação, não para atender aos interesses editoriais, mas como podemos assim dizer, certamente sobreviverá, como já, diante de outras ameaças já sofridas com relação ao rádio, à televisão, ao cinema, ao computador e a internet, ainda hoje o livro ocupa lugar de destaque, continuando supremo. Diante disso, a leitura sempre está como tema nas preocupações tanto de professores quanto de psicólogos, percebendo-se cada vez menos o interesse dos alunos pelo ato da leitura e aí entra a interação na escrita e na fala centradas em atividades práticas numa proposta pedagógica que examina atentamente os encaminhamentos metodológicos, condizentes com a realidade e anseios dos alunos, sendo capaz de tornarem as crianças em leitores competentes indo além da alfabetização, para que sejam sujeitos capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e fazer a opção de mudá-la de alguma forma. Ora, sendo assim, destaco a importância da leitura lúdica e o uso adequado das normas e técnicas de ensino nos espaços escolares ao que tange o processo de alfabetização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4772
10.3895/recit.v8.n21.4772
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4772
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.4772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4772/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252354740224