A importância da leitura para a alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Gonçalves Sobral, Tania Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Nelson dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4824
Resumo: O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas.           
id UTFPR-8_c991a41c014964fc7f12f0564a965d35
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4824
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A importância da leitura para a alfabetizaçãoEducação: Métodos e Técnicas de Ensino.leitura; alfabetização; letramento; escrita.O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas.            Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Souza Gonçalves Sobral, Tania AparecidaSantos, Nelson dos2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-482410.3895/recit.v8.n19.4824Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4824/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:52Zoai:periodicos.utfpr:article/4824Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:52Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura para a alfabetização
title A importância da leitura para a alfabetização
spellingShingle A importância da leitura para a alfabetização
de Souza Gonçalves Sobral, Tania Aparecida
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; alfabetização; letramento; escrita.
title_short A importância da leitura para a alfabetização
title_full A importância da leitura para a alfabetização
title_fullStr A importância da leitura para a alfabetização
title_full_unstemmed A importância da leitura para a alfabetização
title_sort A importância da leitura para a alfabetização
author de Souza Gonçalves Sobral, Tania Aparecida
author_facet de Souza Gonçalves Sobral, Tania Aparecida
Santos, Nelson dos
author_role author
author2 Santos, Nelson dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Gonçalves Sobral, Tania Aparecida
Santos, Nelson dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; alfabetização; letramento; escrita.
topic Educação: Métodos e Técnicas de Ensino.
leitura; alfabetização; letramento; escrita.
description O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas.           
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4824
10.3895/recit.v8.n19.4824
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4824
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4824/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252819259393