Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Alexandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4779
Resumo: O ato de brincar se constitui em incentivo à criança, ao seu desenvolvimento e a novas experiências, pois, para a criança é sempre mais agradável e produzirá maior benefício como resultado quando ela aprende situações imaginárias, seguindo determinadas regras. Esta pesquisa visou analisar a importância em trabalhar com jogos e brincadeiras coordenadas na educação infantil. Objetivando   em demonstrar a importância de jogos lúdicos e brincadeiras, como um modelo prático de vivencia e consciência, visando progresso no desenvolvimento da criança. A pesquisa foi fundamentada através de levantamento bibliográfico, buscando embasamento em livros, revistas, artigos, sites, trabalhos editados, entre outros. Como resultados constatamos que: o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula visando aprimorar o processo de ensino/aprendizagem é seguramente benéfico para a criança, motivando e constituindo-se em um método eficaz para se alcançar objetivos específicos junto aos menores.
id UTFPR-8_20c9736d0e9d3b0d8871a5dcf371ea0a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4779
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escolaEducação. Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino e aprendizagem; Lúdico; Imaginário; Desenvolvimento Infantil.O ato de brincar se constitui em incentivo à criança, ao seu desenvolvimento e a novas experiências, pois, para a criança é sempre mais agradável e produzirá maior benefício como resultado quando ela aprende situações imaginárias, seguindo determinadas regras. Esta pesquisa visou analisar a importância em trabalhar com jogos e brincadeiras coordenadas na educação infantil. Objetivando   em demonstrar a importância de jogos lúdicos e brincadeiras, como um modelo prático de vivencia e consciência, visando progresso no desenvolvimento da criança. A pesquisa foi fundamentada através de levantamento bibliográfico, buscando embasamento em livros, revistas, artigos, sites, trabalhos editados, entre outros. Como resultados constatamos que: o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula visando aprimorar o processo de ensino/aprendizagem é seguramente benéfico para a criança, motivando e constituindo-se em um método eficaz para se alcançar objetivos específicos junto aos menores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Firmino, AlexandraBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/477910.3895/recit.v8.n17.4779Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4779/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:03Zoai:periodicos.utfpr:article/4779Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:03Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
title Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
spellingShingle Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
Firmino, Alexandra
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino e aprendizagem; Lúdico; Imaginário; Desenvolvimento Infantil.
title_short Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
title_full Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
title_fullStr Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
title_sort Jogos e brincadeiras na educação infantil, um desafio para a escola
author Firmino, Alexandra
author_facet Firmino, Alexandra
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
author_role author
author2 Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Alexandra
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino e aprendizagem; Lúdico; Imaginário; Desenvolvimento Infantil.
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino e aprendizagem; Lúdico; Imaginário; Desenvolvimento Infantil.
description O ato de brincar se constitui em incentivo à criança, ao seu desenvolvimento e a novas experiências, pois, para a criança é sempre mais agradável e produzirá maior benefício como resultado quando ela aprende situações imaginárias, seguindo determinadas regras. Esta pesquisa visou analisar a importância em trabalhar com jogos e brincadeiras coordenadas na educação infantil. Objetivando   em demonstrar a importância de jogos lúdicos e brincadeiras, como um modelo prático de vivencia e consciência, visando progresso no desenvolvimento da criança. A pesquisa foi fundamentada através de levantamento bibliográfico, buscando embasamento em livros, revistas, artigos, sites, trabalhos editados, entre outros. Como resultados constatamos que: o uso de jogos e brincadeiras em sala de aula visando aprimorar o processo de ensino/aprendizagem é seguramente benéfico para a criança, motivando e constituindo-se em um método eficaz para se alcançar objetivos específicos junto aos menores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4779
10.3895/recit.v8.n17.4779
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4779
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.4779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4779/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237569226571776