Formação de professores e a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227 |
Resumo: | O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação social, cultural, pedagógica e política, iniciado em defesa dos direitos de todos os alunos, para estarem juntos, compartilhando e aprendendo, sem discriminação. A inclusão educacional é um processo gradativo, dinâmico e em transformação. Caminhos com grandes desafios estão sendo encontrados para que a educação inclusiva seja realmente efetivada, entre eles destaca-se a formação de professores. Neste contexto, a formação de professores é um dos compromissos das instituições de ensino tanto públicas quanto privadas, para desenvolver habilidades e competências necessárias para que a atuação do professor seja realizada com sucesso, qualidade e eficiência. |
id |
UTFPR-8_278eecf8aa5f0723f9ec7260ff0e8099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4227 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e a educação inclusivaciências humanas; educaçãoO movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação social, cultural, pedagógica e política, iniciado em defesa dos direitos de todos os alunos, para estarem juntos, compartilhando e aprendendo, sem discriminação. A inclusão educacional é um processo gradativo, dinâmico e em transformação. Caminhos com grandes desafios estão sendo encontrados para que a educação inclusiva seja realmente efetivada, entre eles destaca-se a formação de professores. Neste contexto, a formação de professores é um dos compromissos das instituições de ensino tanto públicas quanto privadas, para desenvolver habilidades e competências necessárias para que a atuação do professor seja realizada com sucesso, qualidade e eficiência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Baú, Marlene Alamini2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/422710.3895/recit.v5.n12.4227Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 5, n. 12 (2014); 49-57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 5, n. 12 (2014); 49-57Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 5, n. 12 (2014); 49-572175-184610.3895/recit.v5.n12reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227/MarlenecDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/4227Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:22Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e a educação inclusiva |
title |
Formação de professores e a educação inclusiva |
spellingShingle |
Formação de professores e a educação inclusiva Baú, Marlene Alamini ciências humanas; educação |
title_short |
Formação de professores e a educação inclusiva |
title_full |
Formação de professores e a educação inclusiva |
title_fullStr |
Formação de professores e a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e a educação inclusiva |
title_sort |
Formação de professores e a educação inclusiva |
author |
Baú, Marlene Alamini |
author_facet |
Baú, Marlene Alamini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baú, Marlene Alamini |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências humanas; educação |
topic |
ciências humanas; educação |
description |
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação social, cultural, pedagógica e política, iniciado em defesa dos direitos de todos os alunos, para estarem juntos, compartilhando e aprendendo, sem discriminação. A inclusão educacional é um processo gradativo, dinâmico e em transformação. Caminhos com grandes desafios estão sendo encontrados para que a educação inclusiva seja realmente efetivada, entre eles destaca-se a formação de professores. Neste contexto, a formação de professores é um dos compromissos das instituições de ensino tanto públicas quanto privadas, para desenvolver habilidades e competências necessárias para que a atuação do professor seja realizada com sucesso, qualidade e eficiência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227 10.3895/recit.v5.n12.4227 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v5.n12.4227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227/Marlenec |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 5, n. 12 (2014); 49-57 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 5, n. 12 (2014); 49-57 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 5, n. 12 (2014); 49-57 2175-1846 10.3895/recit.v5.n12 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252833939456 |