Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4068 |
Resumo: | Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas. |
id |
UFRJ_ae138e71854ed4e5be7401cad2a2aa16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4068 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivasEducação inclusivaFormação de professoresMulticulturalismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEstudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJXavier, Giseli Pereli de MouraLeite, Aline Bittencourt2018-06-18T14:43:19Z2023-12-21T03:00:48Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4068Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:13:17.650587Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
title |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
spellingShingle |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas Leite, Aline Bittencourt Educação inclusiva Formação de professores Multiculturalismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
title_full |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
title_sort |
Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas |
author |
Leite, Aline Bittencourt |
author_facet |
Leite, Aline Bittencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Giseli Pereli de Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Aline Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Formação de professores Multiculturalismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
Educação inclusiva Formação de professores Multiculturalismo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2018-06-18T14:43:19Z 2023-12-21T03:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4068 |
identifier_str_mv |
LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672581640683520 |