Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Aline Bittencourt
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4068
Resumo: Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas.
id UFRJ_ae138e71854ed4e5be7401cad2a2aa16
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4068
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivasEducação inclusivaFormação de professoresMulticulturalismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEstudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJXavier, Giseli Pereli de MouraLeite, Aline Bittencourt2018-06-18T14:43:19Z2023-12-21T03:00:48Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4068Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:13:17.650587Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
title Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
spellingShingle Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
Leite, Aline Bittencourt
Educação inclusiva
Formação de professores
Multiculturalismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
title_full Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
title_fullStr Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
title_sort Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas
author Leite, Aline Bittencourt
author_facet Leite, Aline Bittencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Giseli Pereli de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Aline Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Multiculturalismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Multiculturalismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Estudo de caso cujo objetivo é verificar em que medida as práticas pedagógicas dos professores e gestores de uma escola pública situada no subúrbio do Rio de Janeiro se caracterizavam como práticas inclusivas multiculturais. O estudo utilizou como referencial teórico os pressupostos do multiculturalismo crítico, a partir da concepção de educação inclusiva multicultural. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas as técnicas de análise documental, tendo como foco o Projeto Político Pedagógico da escola e entrevistas com educadoras da mesma. Os dados revelaram que no contexto pesquisado a inclusão se constitui como uma proposta aceita e incorporada pelos educadores e que a formação de professores tem um papel determinante na sua difusão e aplicação. Ao mesmo tempo, constatou-se que a perspectiva de inclusão multicultural ainda é um conceito pouco conhecido, mas comumente utilizado de forma “intuitiva” pelos educadores em suas práticas pedagógicas cotidianas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2018-06-18T14:43:19Z
2023-12-21T03:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/4068
identifier_str_mv LEITE, Aline Bittencourt. Educação inclusiva: a formação de professores e suas práticas inclusivas. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/4068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672581640683520