A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt, Josiane Zarth
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4783
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico para o processo de alfabetização utiliza uma metodologia qualitativa para observar a relevância da brincadeira no desenvolvimento como também na importância da criança em aprender de maneira motivada, favorecer um ambiente adequado para aprendizagem através de processos mais sistematizados que não sejam voltados unicamente para quadro e giz, que seja possível envolver cultura e conhecimento, e como este processo quando iniciado na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. Ao longo do tempo a prioridade foi dada apenas ao processo de aquisição da leitura escrita e o brincar era considerado algo improdutivo, já na modernidade o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança formação da identidade e da personalidade. A importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem das crianças é apresentada por vários autores que atestam que a criança pode aprender de forma motivada e significativa através do lúdico.  Neste artigo faremos uma caminhada significativa em relação ao lúdico no processo e alfabetização, a sua importância na educação infantil, etapa essa muito significativa no processo de aprendizagem da criança durante seu desenvolvimento escolar. Será possível perceber que o jogo dentro do processo educacional acaba se tornando parte imprescindível do processo de alfabetização. O professor alfabetizador sabendo trabalhar de maneira adequada com a brincadeira acaba transformando-a em uma ferramenta didático-pedagógica eficaz no da alfabetização, fazendo com que ela faça parte do processo de formação do ser humano. O professor deva saber utilizar o lúdico para que seja um método eficaz do processo de ensino.
id UTFPR-8_305b9c82c571fd7beec1b0fcd276c525
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4783
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantilEducação. Métodos e Técnicas de Ensinobrincadeira; criança; educação.Esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico para o processo de alfabetização utiliza uma metodologia qualitativa para observar a relevância da brincadeira no desenvolvimento como também na importância da criança em aprender de maneira motivada, favorecer um ambiente adequado para aprendizagem através de processos mais sistematizados que não sejam voltados unicamente para quadro e giz, que seja possível envolver cultura e conhecimento, e como este processo quando iniciado na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. Ao longo do tempo a prioridade foi dada apenas ao processo de aquisição da leitura escrita e o brincar era considerado algo improdutivo, já na modernidade o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança formação da identidade e da personalidade. A importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem das crianças é apresentada por vários autores que atestam que a criança pode aprender de forma motivada e significativa através do lúdico.  Neste artigo faremos uma caminhada significativa em relação ao lúdico no processo e alfabetização, a sua importância na educação infantil, etapa essa muito significativa no processo de aprendizagem da criança durante seu desenvolvimento escolar. Será possível perceber que o jogo dentro do processo educacional acaba se tornando parte imprescindível do processo de alfabetização. O professor alfabetizador sabendo trabalhar de maneira adequada com a brincadeira acaba transformando-a em uma ferramenta didático-pedagógica eficaz no da alfabetização, fazendo com que ela faça parte do processo de formação do ser humano. O professor deva saber utilizar o lúdico para que seja um método eficaz do processo de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Witt, Josiane ZarthBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-478310.3895/recit.v8.n22.4783Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-14T22:44:42Zoai:periodicos.utfpr:article/4783Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:42Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
title A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
spellingShingle A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
Witt, Josiane Zarth
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
brincadeira; criança; educação.
title_short A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
title_full A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
title_fullStr A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
title_full_unstemmed A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
title_sort A contribuição do lúdico no processo de alfabetização na educação infantil
author Witt, Josiane Zarth
author_facet Witt, Josiane Zarth
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
author_role author
author2 Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt, Josiane Zarth
Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
brincadeira; criança; educação.
topic Educação. Métodos e Técnicas de Ensino
brincadeira; criança; educação.
description Esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições do lúdico para o processo de alfabetização utiliza uma metodologia qualitativa para observar a relevância da brincadeira no desenvolvimento como também na importância da criança em aprender de maneira motivada, favorecer um ambiente adequado para aprendizagem através de processos mais sistematizados que não sejam voltados unicamente para quadro e giz, que seja possível envolver cultura e conhecimento, e como este processo quando iniciado na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. Ao longo do tempo a prioridade foi dada apenas ao processo de aquisição da leitura escrita e o brincar era considerado algo improdutivo, já na modernidade o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança formação da identidade e da personalidade. A importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem das crianças é apresentada por vários autores que atestam que a criança pode aprender de forma motivada e significativa através do lúdico.  Neste artigo faremos uma caminhada significativa em relação ao lúdico no processo e alfabetização, a sua importância na educação infantil, etapa essa muito significativa no processo de aprendizagem da criança durante seu desenvolvimento escolar. Será possível perceber que o jogo dentro do processo educacional acaba se tornando parte imprescindível do processo de alfabetização. O professor alfabetizador sabendo trabalhar de maneira adequada com a brincadeira acaba transformando-a em uma ferramenta didático-pedagógica eficaz no da alfabetização, fazendo com que ela faça parte do processo de formação do ser humano. O professor deva saber utilizar o lúdico para que seja um método eficaz do processo de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4783
10.3895/recit.v8.n22.4783
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4783
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237568233570304