O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestani, Leandro de Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brandão, Henry Charles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4961
Resumo: O presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo".
id UTFPR-8_511561447f9a91d07d290cc3e2f2e9a8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4961
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemLocalidade;História da regionalidade;PioneiroO presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo".Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Crestani, Leandro de AraújoBrandão, Henry Charles2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-496110.3895/recit.v8.n21.4961Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4961/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/4961Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
title O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
Crestani, Leandro de Araújo
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Localidade;História da regionalidade;Pioneiro
title_short O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental
author Crestani, Leandro de Araújo
author_facet Crestani, Leandro de Araújo
Brandão, Henry Charles
author_role author
author2 Brandão, Henry Charles
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestani, Leandro de Araújo
Brandão, Henry Charles
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Localidade;História da regionalidade;Pioneiro
topic 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Localidade;História da regionalidade;Pioneiro
description O presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo".
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4961
10.3895/recit.v8.n21.4961
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4961
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.4961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4961/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237568301727744