Implicações da Metodologia “Sala De Aula Invertida” na aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Flávia Garcia Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58204
Resumo: O presente Trabalho aborda as implicações de um dos diversos tipos de Metodologias Ativas existentes na aprendizagem de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sala de Aula Invertida. Com o objetivo de nortear seus desdobramentos rumo a uma educação mais diversificada e dinâmica que valorize o pensamento e a desenvoltura dos indivíduos, a revisão bibliográfica conta com obras publicadas nos últimos 20 anos onde livros, artigos e sites de bancos de dados foram os principais objetos de pesquisa. O intuito é apresentar uma forma de dinamizar a aprendizagem e torna-la mais significativa e proveitosa tanto para os alunos quanto para os docentes uma vez que pensar em propostas inovadoras significa estar em constante movimento em busca de melhorias na construção da sociedade. Além disso, almeja-se que a pesquisa traga contribuições valorosas para a comunidade geral e, principalmente, para a acadêmica já que mostra a importância do uso dos métodos de aprendizagem ativos com foco no modelo de “Sala de Aula Invertida” e no desenvolvimento dos discentes na construção da autonomia, no maior aproveitamento do tempo com o professor-mediador, no aumento da participação nas aulas por já chegarem com domínio dos conhecimentos, na construção de cidadãos capazes de lidar com desafios da vida hodierna, dentre outras diversas vantagens. Salienta-se que por mais que essa ideia seja radiante ela não é como uma estrutura que pode ser moldada, ou seja, antes de colocá-la em prática faz-se necessário analisar o contexto socioeconômico e as particularidades de cada classe e instituição de ensino.
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Além disso, almeja-se que a pesquisa traga contribuições valorosas para a comunidade geral e, principalmente, para a acadêmica já que mostra a importância do uso dos métodos de aprendizagem ativos com foco no modelo de “Sala de Aula Invertida” e no desenvolvimento dos discentes na construção da autonomia, no maior aproveitamento do tempo com o professor-mediador, no aumento da participação nas aulas por já chegarem com domínio dos conhecimentos, na construção de cidadãos capazes de lidar com desafios da vida hodierna, dentre outras diversas vantagens. 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