Diferenciação de commodities na cadeia de fornecimento automotiva
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8009 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação das estratégias de negócio e do marketing B2C aos fornecimentos B2B de produtos chamados commodities. No mercado automotivo, além das commodities padrão como aço e plástico, existem as “peças commodities”, que são a industrialização de um projeto padrão, geralmente definido pelas montadoras. Os fornecedores habilitados para fazer uma proposta de fornecimento já começam de um ponto avançado de diferenciação de negócio e de produto. Para entrar nesta restrita lista, as empresas devem começar por ter as comprovações de que trabalham nos altos níveis internacionalmente exigidos de qualidade, capacidades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, saúde financeira, efetividade produtiva, entre vários outros. Então, a escolha do fornecedor é feita com base no preço, por uma lista ordenada de menores para maiores, na qual a única diferenciação e critério de escolha é o preço. Desta forma, este artigo trata da investigação sobre a mudança de critério de escolha e aplicação de outros fatores de diferenciação nestas relações de fornecimento. Palavras-chave: Marketing B2B; Diferenciação; Indústria Automotiva. |
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Diferenciação de commodities na cadeia de fornecimento automotiva6.03.07.01-3 Organização Industrial e Estudos IndustriaisMarketing B2B; Diferenciação; Indústria Automotiva.O objetivo deste trabalho é investigar a aplicação das estratégias de negócio e do marketing B2C aos fornecimentos B2B de produtos chamados commodities. No mercado automotivo, além das commodities padrão como aço e plástico, existem as “peças commodities”, que são a industrialização de um projeto padrão, geralmente definido pelas montadoras. Os fornecedores habilitados para fazer uma proposta de fornecimento já começam de um ponto avançado de diferenciação de negócio e de produto. Para entrar nesta restrita lista, as empresas devem começar por ter as comprovações de que trabalham nos altos níveis internacionalmente exigidos de qualidade, capacidades de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, saúde financeira, efetividade produtiva, entre vários outros. Então, a escolha do fornecedor é feita com base no preço, por uma lista ordenada de menores para maiores, na qual a única diferenciação e critério de escolha é o preço. Desta forma, este artigo trata da investigação sobre a mudança de critério de escolha e aplicação de outros fatores de diferenciação nestas relações de fornecimento. Palavras-chave: Marketing B2B; Diferenciação; Indústria Automotiva.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ewerling, Adriana PaulaAraujo, Izabela Regina Costa2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/800910.3895/recit.v11.n26.8009Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 26 (2020); 78 - 84Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 26 (2020); 78 - 84Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 26 (2020); 78 - 842175-184610.3895/recit.v11.n26reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8009/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T13:15:29Zoai:periodicos.utfpr:article/8009Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-06-29T13:15:29Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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