Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4976 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar uma abordagem pratica ao aluno com deficiência física neuromotora. Muitas são as dificuldades e anseios das escolas e professores que pretendem desenvolver um bom trabalho em relação a inclusão quando recebem um aluno com deficiência. O objetivo desse trabalho é apresentar de forma prática algumas dificuldades encontradas pelos professores de sala de aula no dia a dia escolar e as soluções adotadas que visam o desenvolvimento do aluno que apresenta deficiência física neuromotora. Por meio da pesquisa de campo é possível observar melhorias no processo de inclusão que vise um trabalho colaborativo envolvendo toda comunidade escolar, desde gestores até os alunos que freqüentam a escola. Também será apresentada a importância da adaptação ao meio que o aluno especial esta inserindo pelos professores, funcionários e alunos, adaptação esta que trará uma enorme contribuição no dia-a-dia e na vida escolar deste aluno. |
id |
UTFPR-8_b449aee215b9546c5fce5a97fb1d1c63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4976 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoadaptações; acesso ao currículo; apoios educacionaisO presente trabalho visa apresentar uma abordagem pratica ao aluno com deficiência física neuromotora. Muitas são as dificuldades e anseios das escolas e professores que pretendem desenvolver um bom trabalho em relação a inclusão quando recebem um aluno com deficiência. O objetivo desse trabalho é apresentar de forma prática algumas dificuldades encontradas pelos professores de sala de aula no dia a dia escolar e as soluções adotadas que visam o desenvolvimento do aluno que apresenta deficiência física neuromotora. Por meio da pesquisa de campo é possível observar melhorias no processo de inclusão que vise um trabalho colaborativo envolvendo toda comunidade escolar, desde gestores até os alunos que freqüentam a escola. Também será apresentada a importância da adaptação ao meio que o aluno especial esta inserindo pelos professores, funcionários e alunos, adaptação esta que trará uma enorme contribuição no dia-a-dia e na vida escolar deste aluno. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dreher, Fabiana da SilvaHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-497610.3895/recit.v8.n22.4976Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4976/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4976Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
title |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
spellingShingle |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora Dreher, Fabiana da Silva 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino adaptações; acesso ao currículo; apoios educacionais |
title_short |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
title_full |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
title_fullStr |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
title_full_unstemmed |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
title_sort |
Abordagem prática a alunos com deficiência física neuromotora |
author |
Dreher, Fabiana da Silva |
author_facet |
Dreher, Fabiana da Silva Hlenka, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Hlenka, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dreher, Fabiana da Silva Hlenka, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino adaptações; acesso ao currículo; apoios educacionais |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino adaptações; acesso ao currículo; apoios educacionais |
description |
O presente trabalho visa apresentar uma abordagem pratica ao aluno com deficiência física neuromotora. Muitas são as dificuldades e anseios das escolas e professores que pretendem desenvolver um bom trabalho em relação a inclusão quando recebem um aluno com deficiência. O objetivo desse trabalho é apresentar de forma prática algumas dificuldades encontradas pelos professores de sala de aula no dia a dia escolar e as soluções adotadas que visam o desenvolvimento do aluno que apresenta deficiência física neuromotora. Por meio da pesquisa de campo é possível observar melhorias no processo de inclusão que vise um trabalho colaborativo envolvendo toda comunidade escolar, desde gestores até os alunos que freqüentam a escola. Também será apresentada a importância da adaptação ao meio que o aluno especial esta inserindo pelos professores, funcionários e alunos, adaptação esta que trará uma enorme contribuição no dia-a-dia e na vida escolar deste aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4976 10.3895/recit.v8.n22.4976 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4976 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n22.4976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4976/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1824323710610309120 |