Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978 |
Resumo: | O tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos. |
id |
UTFPR-8_a13d340a4be3bf56a35ad0c156e00ef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4978 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoopinião; método; aprendizagemO tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Jaqueline DysseHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-497810.3895/recit.v8.n21.4978Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/4978Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
title |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio da Silva, Jaqueline Dysse 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino opinião; método; aprendizagem |
title_short |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
title_full |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
title_sort |
Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio |
author |
da Silva, Jaqueline Dysse |
author_facet |
da Silva, Jaqueline Dysse Hlenka, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Hlenka, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jaqueline Dysse Hlenka, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino opinião; método; aprendizagem |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino opinião; método; aprendizagem |
description |
O tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978 10.3895/recit.v8.n21.4978 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n21.4978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284251662680064 |