Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jaqueline Dysse
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hlenka, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978
Resumo: O tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa  mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos.
id UTFPR-8_a13d340a4be3bf56a35ad0c156e00ef0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4978
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoopinião; método; aprendizagemO tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa  mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Jaqueline DysseHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-497810.3895/recit.v8.n21.4978Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/4978Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
title Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
spellingShingle Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
da Silva, Jaqueline Dysse
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
opinião; método; aprendizagem
title_short Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
title_full Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
title_fullStr Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
title_sort Avaliação: uma prova para professores e alunos do ensino médio
author da Silva, Jaqueline Dysse
author_facet da Silva, Jaqueline Dysse
Hlenka, Vanessa
author_role author
author2 Hlenka, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jaqueline Dysse
Hlenka, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
opinião; método; aprendizagem
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
opinião; método; aprendizagem
description O tema abordado neste artigo é a avaliação no Ensino Médio, levando-se em consideração as opiniões de professores e alunos. Para desenvolver este trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, fazendo-se uso de um questionário, indagando questões relativas ao assunto, promovendo assim uma reflexão sobre esse tema, que por muitas vezes acarreta discussões entre educadores e educandos. O resultado da pesquisa  mostra que o processo de avaliação muitas vezes não acompanhou as mudanças pelas quais a comunidade escolar passou. Os métodos de avaliação seguem uma tradição passada de geração a geração mas, numa época em que as informações chegam a todo instante, necessita-se de métodos que acompanhem nossa realidade, enfatizando sempre o melhor para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno, como cidadão critico, formador de opinião, apto para viver em sociedade. O professor precisa estar sujeito à mudanças e se submeter à uma auto-avaliação sobre seu processo de trabalho, com o objetivo de corrigir erros e melhorar seus métodos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978
10.3895/recit.v8.n21.4978
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.4978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4978/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237568790364160