O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mulezini, Elizabete Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berghauser, Neron Alipio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184
Resumo: Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema.
id UTFPR-8_b5288507670393caa93b14bba547766d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5184
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinotecnologia; aprendizagem; profissionalizante; trabalho.Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mulezini, Elizabete AparecidaBerghauser, Neron Alipio C.2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/518410.3895/recit.v8.n17.5184Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:06Zoai:periodicos.utfpr:article/5184Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:06Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
spellingShingle O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
Mulezini, Elizabete Aparecida
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologia; aprendizagem; profissionalizante; trabalho.
title_short O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_full O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_fullStr O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_full_unstemmed O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_sort O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
author Mulezini, Elizabete Aparecida
author_facet Mulezini, Elizabete Aparecida
Berghauser, Neron Alipio C.
author_role author
author2 Berghauser, Neron Alipio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mulezini, Elizabete Aparecida
Berghauser, Neron Alipio C.
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologia; aprendizagem; profissionalizante; trabalho.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologia; aprendizagem; profissionalizante; trabalho.
description Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184
10.3895/recit.v8.n17.5184
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n17.5184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n17
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252272951296