Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho. |
id |
UTFPR-8_c616112feab8dc7566386862efae98d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11601 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométricaAdministração de empresasGestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa BibliográficaO presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Simões Ribeiro, Ana MariaAlmeida Marcon, FernandaAntunes da Rocha, Rudimar2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/1160110.3895/recit.v11.n27.11601Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 1-19Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 1-19Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 1-192175-184610.3895/recit.v11.n27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/11601Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
title |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
spellingShingle |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica Simões Ribeiro, Ana Maria Administração de empresas Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica |
title_short |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
title_full |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
title_fullStr |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
title_sort |
Gestão estratégica de marketing de incubadoras de empresas de base tecnológica: uma pesquisa bibliométrica |
author |
Simões Ribeiro, Ana Maria |
author_facet |
Simões Ribeiro, Ana Maria Almeida Marcon, Fernanda Antunes da Rocha, Rudimar |
author_role |
author |
author2 |
Almeida Marcon, Fernanda Antunes da Rocha, Rudimar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões Ribeiro, Ana Maria Almeida Marcon, Fernanda Antunes da Rocha, Rudimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica |
topic |
Administração de empresas Gestão estratégica de marketing; Incubadoras de base tecnológica; Pesquisa Bibliográfica |
description |
O presente trabalho objetivou investigar a configuração da produção científica acerca da gestão estratégica de marketing em incubadoras de empresas de base tecnológica. As incubadoras são organizações que contribuem para a diminuição dos índices de mortalidade de pequenas empresas (RAUPP; BEUREN, 2008), sendo a gestão estratégica de marketing parte fundamental neste processo (ZOUAIN; SILVEIRA, 2006). Para responder ao problema de pesquisa, foi realizado um estudo bibliométrico em bases de dados nacionais e internacionais. Um total de 32 artigos, publicados entre 1997 e 2017, foi analisado e constatou-se que existem poucos estudos com relação ao tema pesquisado. A frequência de publicação, as temáticas de marketing abordadas e os tipos de estudos realizados estão descritos nos resultados deste trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601 10.3895/recit.v11.n27.11601 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v11.n27.11601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/11601/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 1-19 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 1-19 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 1-19 2175-1846 10.3895/recit.v11.n27 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252300214272 |