A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matté, Angela Alexius
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro, Rosane Michelli, Reis, Viviane Cássia Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296
Resumo: Neste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática.
id UTFPR-8_d830c1fb395873402cfc14c942f93366
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4296
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricoseducação; história da educação; didáticaNeste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Matté, Angela AlexiusCastro, Rosane MichelliReis, Viviane Cássia Teixeira2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/429610.3895/recit.v7.n16.4296Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 18-30Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 18-30Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 18-302175-184610.3895/recit.v7.n16reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296/MatteDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:08Zoai:periodicos.utfpr:article/4296Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
title A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
spellingShingle A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
Matté, Angela Alexius
educação; história da educação; didática
title_short A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
title_full A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
title_fullStr A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
title_full_unstemmed A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
title_sort A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
author Matté, Angela Alexius
author_facet Matté, Angela Alexius
Castro, Rosane Michelli
Reis, Viviane Cássia Teixeira
author_role author
author2 Castro, Rosane Michelli
Reis, Viviane Cássia Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matté, Angela Alexius
Castro, Rosane Michelli
Reis, Viviane Cássia Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv educação; história da educação; didática
topic educação; história da educação; didática
description Neste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296
10.3895/recit.v7.n16.4296
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296
identifier_str_mv 10.3895/recit.v7.n16.4296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296/Matte
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 18-30
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 18-30
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 18-30
2175-1846
10.3895/recit.v7.n16
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253320478720