A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296 |
Resumo: | Neste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática. |
id |
UTFPR-8_d830c1fb395873402cfc14c942f93366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4296 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricoseducação; história da educação; didáticaNeste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Matté, Angela AlexiusCastro, Rosane MichelliReis, Viviane Cássia Teixeira2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/429610.3895/recit.v7.n16.4296Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 18-30Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 18-30Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 18-302175-184610.3895/recit.v7.n16reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296/MatteDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:08Zoai:periodicos.utfpr:article/4296Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
title |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
spellingShingle |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos Matté, Angela Alexius educação; história da educação; didática |
title_short |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
title_full |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
title_fullStr |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
title_full_unstemmed |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
title_sort |
A formação de professores e a didática: alguns aspectos históricos e teóricos |
author |
Matté, Angela Alexius |
author_facet |
Matté, Angela Alexius Castro, Rosane Michelli Reis, Viviane Cássia Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Rosane Michelli Reis, Viviane Cássia Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matté, Angela Alexius Castro, Rosane Michelli Reis, Viviane Cássia Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; história da educação; didática |
topic |
educação; história da educação; didática |
description |
Neste texto apresentamos resultados parciais de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa “A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil – 1827-2011”, o qual tem como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigação sobre a história da educação no Brasil, a formação de professores, e a história das disciplinas de Didática ou com o corpo de saberes propriamente da Didática. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca da importância do papel do professor e sua postura. Ainda apresentamos alguns pontos históricos da formação de professores, destacando a importância do papel da Didática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296 10.3895/recit.v7.n16.4296 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v7.n16.4296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4296/Matte |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 18-30 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 18-30 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 18-30 2175-1846 10.3895/recit.v7.n16 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253320478720 |