Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Terezinha Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hlenka, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981
Resumo: O Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável dos demais processos sociais, da mesma forma que estes também são indissociáveis da educação. Para que se possa compreender mais acerca da formação do homem como ser social, compreender a sua cultura é essencial. O trabalho da educação, enquanto ferramenta para a integração em meio à diversidade, não é apenas um trabalho com o fim de solucionar determinados empasses e problemas inerentes a diversidade, mas é um trabalho de auto-transformação, em que a sociedade exerce sua função de “acolher” e “adaptar-se” e acaba sendo tanto beneficiada quanto a beneficiadora. Este artigo faz um estudo sobre a realidade da educação na cidade de Foz do Iguaçu tendo como foco a sua diversidade cultural.
id UTFPR-8_dd1f379712af3c592d6ba2792dfbbc41
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4981
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoeducação; ensino; cultura; oeste paranaenseO Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável dos demais processos sociais, da mesma forma que estes também são indissociáveis da educação. Para que se possa compreender mais acerca da formação do homem como ser social, compreender a sua cultura é essencial. O trabalho da educação, enquanto ferramenta para a integração em meio à diversidade, não é apenas um trabalho com o fim de solucionar determinados empasses e problemas inerentes a diversidade, mas é um trabalho de auto-transformação, em que a sociedade exerce sua função de “acolher” e “adaptar-se” e acaba sendo tanto beneficiada quanto a beneficiadora. Este artigo faz um estudo sobre a realidade da educação na cidade de Foz do Iguaçu tendo como foco a sua diversidade cultural.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Oliveira, Terezinha AparecidaHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-498110.3895/recit.v8.n21.4981Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/4981Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
spellingShingle Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
de Oliveira, Terezinha Aparecida
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação; ensino; cultura; oeste paranaense
title_short Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_full Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_fullStr Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_full_unstemmed Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_sort Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
author de Oliveira, Terezinha Aparecida
author_facet de Oliveira, Terezinha Aparecida
Hlenka, Vanessa
author_role author
author2 Hlenka, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Terezinha Aparecida
Hlenka, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação; ensino; cultura; oeste paranaense
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
educação; ensino; cultura; oeste paranaense
description O Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável dos demais processos sociais, da mesma forma que estes também são indissociáveis da educação. Para que se possa compreender mais acerca da formação do homem como ser social, compreender a sua cultura é essencial. O trabalho da educação, enquanto ferramenta para a integração em meio à diversidade, não é apenas um trabalho com o fim de solucionar determinados empasses e problemas inerentes a diversidade, mas é um trabalho de auto-transformação, em que a sociedade exerce sua função de “acolher” e “adaptar-se” e acaba sendo tanto beneficiada quanto a beneficiadora. Este artigo faz um estudo sobre a realidade da educação na cidade de Foz do Iguaçu tendo como foco a sua diversidade cultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981
10.3895/recit.v8.n21.4981
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.4981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252869591040