Desenvolvimento de um módulo cognitivo-motor incorporado a uma plataforma lúdica para tratamento de ECNPI
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7459 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar um serious game aplicado à fisioterapia com escopo de tratamento da Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância. A plataforma, também denominada por gameterapia, foi desenvolvida com o suporte de profissionais da área de fisioterapia e ciência da computação sendo composta por dois módulos, os quais trabalham para melhorar a coordenação motora e cognição do paciente, sendo o Kinect a ferramenta utilizada para a imersão do jogador no ambiente virtual de gameterapia. O módulo cognitivo, foco deste trabalho, foi implementado conforme definições dos profissionais de fisioterapia, bem como foram avaliados com pacientes reais para validar sua aplicabilidade e aceitação. O módulo foi definido como importante para o complemento reabilitatório em fisioterapia neurológica infantil, proporcionando ludicidade durante os atendimentos e em conjunto aprimorando as habilidades cognitivas das crianças tratadas com esse enfoque. |
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Desenvolvimento de um módulo cognitivo-motor incorporado a uma plataforma lúdica para tratamento de ECNPICiência da ComputaçãoKinect; Fisioterapia; Serious GameO presente artigo tem como objetivo apresentar um serious game aplicado à fisioterapia com escopo de tratamento da Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância. A plataforma, também denominada por gameterapia, foi desenvolvida com o suporte de profissionais da área de fisioterapia e ciência da computação sendo composta por dois módulos, os quais trabalham para melhorar a coordenação motora e cognição do paciente, sendo o Kinect a ferramenta utilizada para a imersão do jogador no ambiente virtual de gameterapia. O módulo cognitivo, foco deste trabalho, foi implementado conforme definições dos profissionais de fisioterapia, bem como foram avaliados com pacientes reais para validar sua aplicabilidade e aceitação. O módulo foi definido como importante para o complemento reabilitatório em fisioterapia neurológica infantil, proporcionando ludicidade durante os atendimentos e em conjunto aprimorando as habilidades cognitivas das crianças tratadas com esse enfoque.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bertoncelli Junior, Carlos AntonioSoares, Higor OliveiraBonizi, AndrePeres, Lívia WillemannJúnior, Jorge Aikes2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-745910.3895/recit.v9.n24.7459Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 24 (2018); p. 68-78Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 24 (2018); p. 68-78Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 24 (2018); p. 68-782175-184610.3895/recit.v9.n24reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7459/pdfDireitos autorais 2018 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:41Zoai:periodicos.utfpr:article/7459Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:41Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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