Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matuda, Fernanda Guinoza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados.
id UTFPR-8_ee4509e4790c17ec75e8a4bd5b43b980
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4161
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São PauloCiências Humanas; Educação; Avaliação; Indicadores sintéticos; Políticas Públicas; Meritocracia O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Matuda, Fernanda Guinoza2013-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/416110.3895/recit.v4.n8.4161Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 8 (2013); 20-36Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 8 (2013); 20-36Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 8 (2013); 20-362175-184610.3895/recit.v4.n8reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161/pdfDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T21:57:26Zoai:periodicos.utfpr:article/4161Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T21:57:26Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
title Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
spellingShingle Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
Matuda, Fernanda Guinoza
Ciências Humanas; Educação; Avaliação; Indicadores sintéticos; Políticas Públicas; Meritocracia
title_short Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
title_full Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
title_fullStr Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
title_full_unstemmed Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
title_sort Indicadores sintéticos na educação: o IDESP e o programa de bonificação por resultados do estado de São Paulo
author Matuda, Fernanda Guinoza
author_facet Matuda, Fernanda Guinoza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Matuda, Fernanda Guinoza
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação; Avaliação; Indicadores sintéticos; Políticas Públicas; Meritocracia
topic Ciências Humanas; Educação; Avaliação; Indicadores sintéticos; Políticas Públicas; Meritocracia
description O presente artigo propõe uma reflexão sobre a utilização dos indicadores sintéticos na implantação das políticas de avaliação educacional e do programa de meritocracia da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Para a elaboração deste estudo, foi realizada uma análise documental dos principais textos legais (resoluções, pareceres e leis complementares) que instituem as duas ações do Governo de São Paulo. A análise permitiu constatar que o IDESP- Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo foi implantado com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, mas, pode estar cumprindo apenas o papel de responsabilizar os professores e servidores das escolas pelo baixo desempenho nas avaliações. Existem muitas diretrizes de como utilizar esta medida para a bonificação por resultados, mas há pouco planejamento para utilizá-la como definidor de ações que visam melhores resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161
10.3895/recit.v4.n8.4161
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161
identifier_str_mv 10.3895/recit.v4.n8.4161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4161/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 8 (2013); 20-36
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 8 (2013); 20-36
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 8 (2013); 20-36
2175-1846
10.3895/recit.v4.n8
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252303360000