O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Marcelo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ricardo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393
Resumo: A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo.  As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa.  De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal
id UTFPR-8_f129d2f3f8104c5a927057273503c66b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7393
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PREducação FísicaEducação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos MetodológicosA educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo.  As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa.  De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporalUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Assis, Marcelo deSantos, Ricardo dos2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-739310.3895/recit.v8.n19.7393Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/4601https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:57Zoai:periodicos.utfpr:article/7393Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
title O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
spellingShingle O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
Assis, Marcelo de
Educação Física
Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos
title_short O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
title_full O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
title_fullStr O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
title_full_unstemmed O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
title_sort O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
author Assis, Marcelo de
author_facet Assis, Marcelo de
Santos, Ricardo dos
author_role author
author2 Santos, Ricardo dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Marcelo de
Santos, Ricardo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos
topic Educação Física
Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos
description A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo.  As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa.  De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393
10.3895/recit.v8.n19.7393
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.7393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/4601
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252267708416