O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 |
Resumo: | A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo. As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal |
id |
UTFPR-8_f129d2f3f8104c5a927057273503c66b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7393 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PREducação FísicaEducação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos MetodológicosA educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo. As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporalUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Assis, Marcelo deSantos, Ricardo dos2017-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-739310.3895/recit.v8.n19.7393Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/4601https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:57Zoai:periodicos.utfpr:article/7393Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:57Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
spellingShingle |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR Assis, Marcelo de Educação Física Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos |
title_short |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_full |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_fullStr |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_full_unstemmed |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
title_sort |
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí, PR |
author |
Assis, Marcelo de |
author_facet |
Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ricardo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos |
topic |
Educação Física Educação em Saúde; Professor de Educação Física; Procedimentos Metodológicos |
description |
A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividade Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí-PR, para desenvolver a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou-se que a maioria desenvolve a temática saúde na escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada à saúde, desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados à saúde e corpo. As Tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliações teóricas, práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estímulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a Prática de Atividade Física está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 10.3895/recit.v8.n19.7393 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.7393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/4601 https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7393/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252267708416 |