A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes, Porta, Drielly Sinara de Castro, Barbosa, Renan Gonçalves, Dutra, Maria Elena Aquino, Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino, Duarte, Dania Andrezza, Santana, Maria Luzia da Silva, Purificação, Marcelo Máximo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.
id UTFPR-8_fac900f653a9f59d473634d6f227de1c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6688
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educaçãoCiências Humanas; EducaçãoAprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; NeurociênciasEste artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira-Júnior, Francimar Gomes deGonçalves, Jociane de Oliveira NunesPorta, Drielly Sinara de CastroBarbosa, Renan GonçalvesDutra, Maria Elena AquinoAlexandre, Bianca Rodrigues MarcelinoDuarte, Dania AndrezzaSantana, Maria Luzia da SilvaPurificação, Marcelo Máximo2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-668810.3895/recit.v9.n23.6688Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-1792175-184610.3895/recit.v9.n23reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdfDireitos autorais 2018 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:41Zoai:periodicos.utfpr:article/6688Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:41Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
spellingShingle A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências
title_short A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_full A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_fullStr A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_full_unstemmed A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
title_sort A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
author Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
author_facet Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes
Porta, Drielly Sinara de Castro
Barbosa, Renan Gonçalves
Dutra, Maria Elena Aquino
Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino
Duarte, Dania Andrezza
Santana, Maria Luzia da Silva
Purificação, Marcelo Máximo
author_role author
author2 Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes
Porta, Drielly Sinara de Castro
Barbosa, Renan Gonçalves
Dutra, Maria Elena Aquino
Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino
Duarte, Dania Andrezza
Santana, Maria Luzia da Silva
Purificação, Marcelo Máximo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de
Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes
Porta, Drielly Sinara de Castro
Barbosa, Renan Gonçalves
Dutra, Maria Elena Aquino
Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino
Duarte, Dania Andrezza
Santana, Maria Luzia da Silva
Purificação, Marcelo Máximo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências
topic Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências
description Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar.  Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688
10.3895/recit.v9.n23.6688
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688
identifier_str_mv 10.3895/recit.v9.n23.6688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179
2175-1846
10.3895/recit.v9.n23
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252284485632