A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar. Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos. |
id |
UTFPR-8_fac900f653a9f59d473634d6f227de1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6688 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educaçãoCiências Humanas; EducaçãoAprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; NeurociênciasEste artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar. Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira-Júnior, Francimar Gomes deGonçalves, Jociane de Oliveira NunesPorta, Drielly Sinara de CastroBarbosa, Renan GonçalvesDutra, Maria Elena AquinoAlexandre, Bianca Rodrigues MarcelinoDuarte, Dania AndrezzaSantana, Maria Luzia da SilvaPurificação, Marcelo Máximo2018-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-668810.3895/recit.v9.n23.6688Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-1792175-184610.3895/recit.v9.n23reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdfDireitos autorais 2018 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:41Zoai:periodicos.utfpr:article/6688Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:41Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
spellingShingle |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Ciências Humanas; Educação Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências |
title_short |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_full |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_fullStr |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_full_unstemmed |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
title_sort |
A metodologia ativa no grupo de estudo e pesquisa em psicologia, neurociências e educação |
author |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de |
author_facet |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira-Júnior, Francimar Gomes de Gonçalves, Jociane de Oliveira Nunes Porta, Drielly Sinara de Castro Barbosa, Renan Gonçalves Dutra, Maria Elena Aquino Alexandre, Bianca Rodrigues Marcelino Duarte, Dania Andrezza Santana, Maria Luzia da Silva Purificação, Marcelo Máximo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Educação Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências |
topic |
Ciências Humanas; Educação Aprendizagem; Grupo de Estudo e Pesquisa; Metodologia Ativa; Neurociências |
description |
Este artigo tem como principal objetivo explicitar a experiência do uso da metodologia ativa – MA - no Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades acerca da interlocução dessas três áreas do conhecimento, centralizando seu olhar sobre suas implicações no âmbito escolar. Na construção desse relato de experiência foram sistematizadas as fragilidades do uso da MA no GEP - PNEdu, bem como os seus pontos positivos. Realizou-se a descrição dos procedimentos utilizados, a análise dos casos com o levantamento de hipóteses e participação dos integrantes, discussão e socialização dos estudos realizados, assim como a avaliação da MA para o crescimento do grupo. Para isso, foram coletados dados dos arquivos do grupo (anotações dos casos e caderno de presenças) e realizada uma análise criteriosa, o que possibilitou sugerir que a MA pode ser utilizada em grupos de estudo, pesquisa e extensão, mas é importante adequá-la às necessidades e ao objetivo dos mesmos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 10.3895/recit.v9.n23.6688 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v9.n23.6688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-6688/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 9, n. 23 (2018); p. 160-179 2175-1846 10.3895/recit.v9.n23 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252284485632 |