Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiroa, Deborah Correia Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dassie-Leite, Ana Paula, Koga, Marilu, Santos, Rosane Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3204
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar os sintomas vocais de sujeitos encaminhados à cirurgia de tireoidectomia por fatores diversos.MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo e transversal. Os dados foram coletados nas dependências do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC). Participaram 20 pacientes encaminhados à cirurgia para retirada da glândula tireóidea, tireoidectomia, no período de julho a outubro de 2012, por diferentes patologias de base. Os indivíduos responderam a um questionário de identificação e à Escala de Sintomas Vocais (ESV), protocolo recentemente validado para o português brasileiro e que contempla aspectos de limitação, emocionais e físicos. Os dados foram analisados estatisticamente.RESULTADOS: Houve predomínio nos sintomas físicos, referentes principalmente as sensações laríngeas (pigarro, dor, incômodo, nódulos inchados na região do pescoço, entre outros). Pacientes com queixas vocais (n=10) apresentaram maiores índices na ESV do que pacientes sem queixas (n=10), com diferença estatisticamente significativa (p=0,002). Quanto à etiologia, pacientes com bócio multinodular apresentaram escores mais elevados do que pacientes com outras patologias de base.CONCLUSÕES: Pacientes com doenças tireoidianas podem apresentar sintomas vocais mesmo antes da tireoidectomia. 
id UTFPR-9_5f5b721682cfc50469ce8f2b0321b774
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3204
network_acronym_str UTFPR-9
network_name_str Revista Brasileira de Qualidade de Vida
repository_id_str
spelling Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomiaOBJETIVO: Caracterizar os sintomas vocais de sujeitos encaminhados à cirurgia de tireoidectomia por fatores diversos.MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo e transversal. Os dados foram coletados nas dependências do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC). Participaram 20 pacientes encaminhados à cirurgia para retirada da glândula tireóidea, tireoidectomia, no período de julho a outubro de 2012, por diferentes patologias de base. Os indivíduos responderam a um questionário de identificação e à Escala de Sintomas Vocais (ESV), protocolo recentemente validado para o português brasileiro e que contempla aspectos de limitação, emocionais e físicos. Os dados foram analisados estatisticamente.RESULTADOS: Houve predomínio nos sintomas físicos, referentes principalmente as sensações laríngeas (pigarro, dor, incômodo, nódulos inchados na região do pescoço, entre outros). Pacientes com queixas vocais (n=10) apresentaram maiores índices na ESV do que pacientes sem queixas (n=10), com diferença estatisticamente significativa (p=0,002). Quanto à etiologia, pacientes com bócio multinodular apresentaram escores mais elevados do que pacientes com outras patologias de base.CONCLUSÕES: Pacientes com doenças tireoidianas podem apresentar sintomas vocais mesmo antes da tireoidectomia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Figueiroa, Deborah Correia LimaDassie-Leite, Ana PaulaKoga, MariluSantos, Rosane Sampaio2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/320410.3895/rbqv.v7n4.3204Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 7, n. 4 (2015)2175-085810.3895/rbqv.v7n4reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3204/2538Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:10:15Zoai:periodicos.utfpr:article/3204Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2016-01-12T18:10:15Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
title Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
spellingShingle Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
Figueiroa, Deborah Correia Lima
title_short Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
title_full Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
title_fullStr Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
title_full_unstemmed Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
title_sort Sintomas vocais em sujeitos encaminhados à tireoidectomia
author Figueiroa, Deborah Correia Lima
author_facet Figueiroa, Deborah Correia Lima
Dassie-Leite, Ana Paula
Koga, Marilu
Santos, Rosane Sampaio
author_role author
author2 Dassie-Leite, Ana Paula
Koga, Marilu
Santos, Rosane Sampaio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiroa, Deborah Correia Lima
Dassie-Leite, Ana Paula
Koga, Marilu
Santos, Rosane Sampaio
description OBJETIVO: Caracterizar os sintomas vocais de sujeitos encaminhados à cirurgia de tireoidectomia por fatores diversos.MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo e transversal. Os dados foram coletados nas dependências do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC). Participaram 20 pacientes encaminhados à cirurgia para retirada da glândula tireóidea, tireoidectomia, no período de julho a outubro de 2012, por diferentes patologias de base. Os indivíduos responderam a um questionário de identificação e à Escala de Sintomas Vocais (ESV), protocolo recentemente validado para o português brasileiro e que contempla aspectos de limitação, emocionais e físicos. Os dados foram analisados estatisticamente.RESULTADOS: Houve predomínio nos sintomas físicos, referentes principalmente as sensações laríngeas (pigarro, dor, incômodo, nódulos inchados na região do pescoço, entre outros). Pacientes com queixas vocais (n=10) apresentaram maiores índices na ESV do que pacientes sem queixas (n=10), com diferença estatisticamente significativa (p=0,002). Quanto à etiologia, pacientes com bócio multinodular apresentaram escores mais elevados do que pacientes com outras patologias de base.CONCLUSÕES: Pacientes com doenças tireoidianas podem apresentar sintomas vocais mesmo antes da tireoidectomia. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3204
10.3895/rbqv.v7n4.3204
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3204
identifier_str_mv 10.3895/rbqv.v7n4.3204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/3204/2538
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 7, n. 4 (2015)
2175-0858
10.3895/rbqv.v7n4
reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vida
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Qualidade de Vida
collection Revista Brasileira de Qualidade de Vida
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbqv-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282492121743360