Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anayza Priscila Lourenço da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50161
Resumo: Objetivo: comparar e investigar a relação entre fadiga e sintomas vocais autorreferidos por teleoperadores. Métodos: Participaram do estudo 35 teleoperadores, sendo 18 homens e 17 mulheres, com boa saúde geral autorreferida, que atuavam no estilo ativo ou receptivo no teleatendimento há pelo menos seis meses, os quais formaram o grupo de estudo (GE). Também foram convidados 35 indivíduos, com boa saúde geral autorreferida e não profissionais da voz, pareados ao GE, para compor o grupo controle (GC). Todos responderam ao protocolo de Índice de Fadiga Vocal – IFV e à Escala de Sintomas Vocais (ESV). Para comparação entre os grupos utilizou-se o teste Mann-Whitney e para correlação entre os protocolos foi utilizado o teste de Correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: Comparando-se os grupos, observou-se diferença significativa apenas para o grupo das mulheres não profissionais da voz, que apresentaram maior escore da subescala emocional da ESV (p=0,013). Foram observadas correlações positivas e com força de moderada a forte entre diversas subescalas da ESV com os fatores do IFV, para ambos os grupos, estudo e controle. Conclusão: mulheres não profissionais da voz apresentam escores maiores quanto à subescala emocional da ESV quando comparadas as mulheres teleoperadoras. Além disso, sintomas vocais se relacionam positivamente com sintomas de fadiga vocal em homens e mulheres, independente do uso profissional.
id UFRN_ec529369afbfeb7c03f6812d0484fd7b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50161
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Anayza Priscila Lourenço da0000-0003-19554452http://lattes.cnpq.br/44622669821738880000-0001-9728-8108http://lattes.cnpq.br/5662828817405226Siqueira, Larissa Thaís DonalonsoSantos, Ana Paula dosGodoy, Juliana FernandesSiqueira, Larissa Thaís Donalonso2022-12-14T14:54:12Z2022-12-14T14:54:12Z2022-11-25SILVA, Anayza Priscila Lourenço da. Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia), Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50161Objetivo: comparar e investigar a relação entre fadiga e sintomas vocais autorreferidos por teleoperadores. Métodos: Participaram do estudo 35 teleoperadores, sendo 18 homens e 17 mulheres, com boa saúde geral autorreferida, que atuavam no estilo ativo ou receptivo no teleatendimento há pelo menos seis meses, os quais formaram o grupo de estudo (GE). Também foram convidados 35 indivíduos, com boa saúde geral autorreferida e não profissionais da voz, pareados ao GE, para compor o grupo controle (GC). Todos responderam ao protocolo de Índice de Fadiga Vocal – IFV e à Escala de Sintomas Vocais (ESV). Para comparação entre os grupos utilizou-se o teste Mann-Whitney e para correlação entre os protocolos foi utilizado o teste de Correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: Comparando-se os grupos, observou-se diferença significativa apenas para o grupo das mulheres não profissionais da voz, que apresentaram maior escore da subescala emocional da ESV (p=0,013). Foram observadas correlações positivas e com força de moderada a forte entre diversas subescalas da ESV com os fatores do IFV, para ambos os grupos, estudo e controle. Conclusão: mulheres não profissionais da voz apresentam escores maiores quanto à subescala emocional da ESV quando comparadas as mulheres teleoperadoras. Além disso, sintomas vocais se relacionam positivamente com sintomas de fadiga vocal em homens e mulheres, independente do uso profissional.Objective: to compare and investigate the relationship between fatigue and vocal symptoms self-reported by teleoperators. Methods: the study included 35 teleoperators, 18 men and 17 women, with good self-reported general health, who had worked in the active or receptive style in call center services for at least six months, which formed the study group (SG). Thirty-five individuals, with good self-reported general health and not voice professionals, paired to the GE, were also invited to make up the control group (CG). All of them answered the Vocal Fatigue Index - VFI protocol and the Vocal Symptoms Scale (VSS). For comparison between the groups the Mann-Whitney test was used and for correlation between the protocols the Spearman Correlation test was used (p<0.05). Results: Comparing the groups, a significant difference was observed only for the group of non-voice professional women, in which they presented a higher score of the emotional subscale of the ESV (p=0.013). As far as correlations are concerned, positive correlations were observed with moderate to strong strength between several subscales of the VES and the factors of the VFI, for both groups, study and control. Conclusion: non-voice professional women have higher scores on the emotional subscale of the VES when compared to teleoperators. Moreover, vocal symptoms relate positively with vocal fatigue symptoms in men and women, regardless of professional use.Universidade Federal do Rio Grande do NorteFonoaudiologiaUFRNBrasilFonoaudiologiaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVozTeleoperadoresProtocolosFadigaSintomas VocaisVoiceTeleoperatorsProtocolsFatigueVocal SymptomsFadiga e sintomas vocais em teleoperadoresFatigue and vocal symptoms in teleoperatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFadigaSintomasVocaisTeleoperadores_ Silva_2022.pdfFadigaSintomasVocaisTeleoperadores_ Silva_2022.pdfapplication/pdf652473https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/4/FadigaSintomasVocaisTeleoperadores_%20Silva_2022.pdfc31d19521a21e94dd4ec3227e0654e00MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/5/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56123456789/501612022-12-14 11:54:12.539oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-14T14:54:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Fatigue and vocal symptoms in teleoperators
title Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
spellingShingle Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
Silva, Anayza Priscila Lourenço da
Voz
Teleoperadores
Protocolos
Fadiga
Sintomas Vocais
Voice
Teleoperators
Protocols
Fatigue
Vocal Symptoms
title_short Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
title_full Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
title_fullStr Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
title_full_unstemmed Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
title_sort Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores
author Silva, Anayza Priscila Lourenço da
author_facet Silva, Anayza Priscila Lourenço da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0003-19554452
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4462266982173888
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0001-9728-8108
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5662828817405226
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Siqueira, Larissa Thaís Donalonso
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Ana Paula dos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Godoy, Juliana Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anayza Priscila Lourenço da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, Larissa Thaís Donalonso
contributor_str_mv Siqueira, Larissa Thaís Donalonso
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Teleoperadores
Protocolos
Fadiga
Sintomas Vocais
Voice
Teleoperators
Protocols
Fatigue
Vocal Symptoms
topic Voz
Teleoperadores
Protocolos
Fadiga
Sintomas Vocais
Voice
Teleoperators
Protocols
Fatigue
Vocal Symptoms
description Objetivo: comparar e investigar a relação entre fadiga e sintomas vocais autorreferidos por teleoperadores. Métodos: Participaram do estudo 35 teleoperadores, sendo 18 homens e 17 mulheres, com boa saúde geral autorreferida, que atuavam no estilo ativo ou receptivo no teleatendimento há pelo menos seis meses, os quais formaram o grupo de estudo (GE). Também foram convidados 35 indivíduos, com boa saúde geral autorreferida e não profissionais da voz, pareados ao GE, para compor o grupo controle (GC). Todos responderam ao protocolo de Índice de Fadiga Vocal – IFV e à Escala de Sintomas Vocais (ESV). Para comparação entre os grupos utilizou-se o teste Mann-Whitney e para correlação entre os protocolos foi utilizado o teste de Correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: Comparando-se os grupos, observou-se diferença significativa apenas para o grupo das mulheres não profissionais da voz, que apresentaram maior escore da subescala emocional da ESV (p=0,013). Foram observadas correlações positivas e com força de moderada a forte entre diversas subescalas da ESV com os fatores do IFV, para ambos os grupos, estudo e controle. Conclusão: mulheres não profissionais da voz apresentam escores maiores quanto à subescala emocional da ESV quando comparadas as mulheres teleoperadoras. Além disso, sintomas vocais se relacionam positivamente com sintomas de fadiga vocal em homens e mulheres, independente do uso profissional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T14:54:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T14:54:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Anayza Priscila Lourenço da. Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia), Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50161
identifier_str_mv SILVA, Anayza Priscila Lourenço da. Fadiga e sintomas vocais em teleoperadores. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia), Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/4/FadigaSintomasVocaisTeleoperadores_%20Silva_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/5/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50161/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c31d19521a21e94dd4ec3227e0654e00
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117540989632512