Influência da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida e no comportamento ativo de professores universitários
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Qualidade de Vida |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/15100 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida e o comportamento sedentário de docentes universitários de instituições públicas e privadas antes e durante a pandemia COVID-19.MÉTODOS: Pesquisa transversal de abordagem quantitativa, com 106 docentes universitários em atividade em instituições de ensino superior públicas e privadas. A coleta de dados foi realizada no mês de setembro de 2020. Através do questionário SF-36 verificou-se a qualidade de vida dos docentes, que responderam em como se percebiam em relação aos períodos anterior e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística foi realizada pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney, adotado como nível de significância p≤0,05.RESULTADOS: Destaca-se diminuição no número de pessoas fisicamente ativas e maior impacto da pandemia no gênero feminino. As medidas de isolamento social afetaram significativamente os professores sedentários no domínio físico e os exercitados nos aspectos sociais e emocionais. Quando comparados aos sedentários, os exercitados apresentaram maiores escores de qualidade de vida antes e durante a pandemia. As pessoas fisicamente ativas antes da pandemia que aderiram ao comportamento sedentário durante foram os mais prejudicados.CONCLUSÕES: O isolamento social prejudicou vários aspectos da qualidade de vida de docentes universitários, de forma mais acentuada nas mulheres. Os indivíduos que se exercitavam tiveram sua qualidade de vida menos impactada pela pandemia COVID-19, ao passo que os que eram ativos e aderiram ao comportamento sedentário foram mais afetados. A continuidade do exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. |
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Influência da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida e no comportamento ativo de professores universitáriosInfluence of the Covid-19 pandemic on the quality of life and active behavior of university professorsÁrea da Saúde. Educação FísicaAtividade física; qualidade de vida; professores universitários.Physical activity; quality of life; university professors.OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida e o comportamento sedentário de docentes universitários de instituições públicas e privadas antes e durante a pandemia COVID-19.MÉTODOS: Pesquisa transversal de abordagem quantitativa, com 106 docentes universitários em atividade em instituições de ensino superior públicas e privadas. A coleta de dados foi realizada no mês de setembro de 2020. Através do questionário SF-36 verificou-se a qualidade de vida dos docentes, que responderam em como se percebiam em relação aos períodos anterior e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística foi realizada pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney, adotado como nível de significância p≤0,05.RESULTADOS: Destaca-se diminuição no número de pessoas fisicamente ativas e maior impacto da pandemia no gênero feminino. As medidas de isolamento social afetaram significativamente os professores sedentários no domínio físico e os exercitados nos aspectos sociais e emocionais. Quando comparados aos sedentários, os exercitados apresentaram maiores escores de qualidade de vida antes e durante a pandemia. As pessoas fisicamente ativas antes da pandemia que aderiram ao comportamento sedentário durante foram os mais prejudicados.CONCLUSÕES: O isolamento social prejudicou vários aspectos da qualidade de vida de docentes universitários, de forma mais acentuada nas mulheres. Os indivíduos que se exercitavam tiveram sua qualidade de vida menos impactada pela pandemia COVID-19, ao passo que os que eram ativos e aderiram ao comportamento sedentário foram mais afetados. A continuidade do exercício físico é fundamental para a manutenção da saúde física e mental.OBJECTIVE: To assess the quality of life and sedentary behavior of university faculty members from public and private institutions before and during the COVID-19 pandemic.METHODS: Cross-sectional research with a quantitative approach, with 106 university professors working in public and private higher education institutions. Data collection was carried out in September 2020 Through the SF-36 questionnaire, the quality of life of teachers was verified, who answered how they perceived themselves in relation to the previous periods and during the COVID-19 pandemic. Statistical analysis was performed using the non-parametric Mann-Whitney test, adopted as a significance level of p≤0.05.RESULTS: The decrease in the number of physically active people and a greater impact of the pandemic on the female gender are highlighted. Social isolation measures significantly affected sedentary teachers in the physical domain and exercised teachers in the social and emotional aspects. When compared to sedentary, those who exercised had higher quality of life scores before and during the pandemic. People who were physically active before the pandemic who adhered to sedentary behavior during the pandemic were the most affected.CONCLUSIONS: Social isolation harmed several aspects of the quality of life of university professors, more markedly in women. Individuals who exercised had their quality of life less impacted by the COVID-19 pandemic, while those who were active and adhered to sedentary behavior were more affected. Continuing physical exercise is essential for maintaining physical and mental health.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sousa, Adiney Marcos Limiro dePeres, Gleicy Kelly PavanCorona, Luiz Felipe PetuskHabitante, Carlos Alexandre2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1510010.3895/rbqv.v15n0.15100Revista Brasileira de Qualidade de Vida; v. 15 (2023)2175-085810.3895/rbqv.v15n0reponame:Revista Brasileira de Qualidade de Vidainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/15100/pdfDireitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-14T15:24:43Zoai:periodicos.utfpr:article/15100Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbqvPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/oai||rbqv-pg@utfpr.edu.br2175-08582175-0858opendoar:2024-02-14T15:24:43Revista Brasileira de Qualidade de Vida - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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