Biomimética e marcas mutantes: o caso pensiero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3374 |
Resumo: | O design tem uma grande magnitude e vem se expandindo e sendo compreendido cada vez em mais espaços, desde os séculos 19 e 20, envolvendo planejamento e projeto (CARDOSO, 2008). Hoje, já conseguimos observar a utilização da área como estratégia no meio corporativo, extraindo a essência de uma marca em sua comunicação de identidade visual que, para cumprir sua função, precisa estar alinhada com o conceito e posicionamento da empresa. Este trabalho descreve sobre conceitos do design, biomimética e marcas mutantes para que se verifique o quanto as mesmas podem trabalhar em conjunto e ajudar na representação gráfica da marca Pensiero, traduzindo sua essência e exprimindo a personalidade da mesma. Também, revisa conteúdos sobre a águia, utilizada como símbolo pela organização, para verificar se, como elemento, ela funciona e se encaixa em seu conceito. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória que tem como ancoragem a metodologia de Gil (2002) e apoio no estudo de caso de Duarte (2006), e na metodologia projetual de marcas mutantes de Kreutz (2012), desenvolveu-se uma identidade visual mutante apoiada na biomimética, interpretando o olhar da águia sobre a marca Pensiero, aplicando a estrutura visual do animal como uma coleção mutante, representando assim, a essência da empresa na qual busca o contato do jovem com o seu meio. |
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Kreutz, Elizete de AzevedoCosta, Josiane Andréia dahttp://lattes.cnpq.br/8314838798660443Ost, FernandaMetz, Cristian LeandroMarques, Matteus2022-06-13T19:23:08Z2022-06-13T19:23:08Z2021-11-292021-11-29O design tem uma grande magnitude e vem se expandindo e sendo compreendido cada vez em mais espaços, desde os séculos 19 e 20, envolvendo planejamento e projeto (CARDOSO, 2008). Hoje, já conseguimos observar a utilização da área como estratégia no meio corporativo, extraindo a essência de uma marca em sua comunicação de identidade visual que, para cumprir sua função, precisa estar alinhada com o conceito e posicionamento da empresa. Este trabalho descreve sobre conceitos do design, biomimética e marcas mutantes para que se verifique o quanto as mesmas podem trabalhar em conjunto e ajudar na representação gráfica da marca Pensiero, traduzindo sua essência e exprimindo a personalidade da mesma. Também, revisa conteúdos sobre a águia, utilizada como símbolo pela organização, para verificar se, como elemento, ela funciona e se encaixa em seu conceito. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória que tem como ancoragem a metodologia de Gil (2002) e apoio no estudo de caso de Duarte (2006), e na metodologia projetual de marcas mutantes de Kreutz (2012), desenvolveu-se uma identidade visual mutante apoiada na biomimética, interpretando o olhar da águia sobre a marca Pensiero, aplicando a estrutura visual do animal como uma coleção mutante, representando assim, a essência da empresa na qual busca o contato do jovem com o seu meio.Design has a great magnitude and has been expanding and being understood in more and more spaces, since the 19th and 20th century, involving planning and design (CARDOSO, 2008). Today, we can already observe the use of the area as a strategy in the corporate environment, extracting the essence of a brand in its visual identity communication, which, in order to fulfill its function, needs to be aligned with the company's concept and positioning. This work provides theory on design concepts, biomimetics and mutant brands to show how much they can work together and help in the graphic representation of the Pensiero brand, translating its essence and expressing its personality. It also reviews content about the eagle, used as a symbol by the organization, to see if it, as an element, works and fits into its concept. Using an exploratory qualitative research that is anchored in Gil (2002)'s methodology and supported by Duarte's (2006) case study, and by Kreutz's (2012) design methodology of mutant marks, a mutant visual identity is known based on biomimetics, interpreting the eagle's gaze on the Pensiero brand, applying a visual structure of the animal as a mutant collection, thus representing the essence of the company where it seeks contact between young people and their environment.-1MARQUES, Matteus. Biomimética e marcas mutantes: o caso pensiero. 2021. Monografia (Graduação em Design - TCC II) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3374. http://hdl.handle.net/10737/3374http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesignBiomiméticaÁguiaPropósitoPensieroBiomimicryEaglePurposeBiomimética e marcas mutantes: o caso pensieroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2021MatteusMarques.pdf2021MatteusMarques.pdfapplication/pdf6931614https://www.univates.br/bdu/bitstreams/76c38d9c-3e03-4f8e-a97e-ecdb301e6341/download43848474c29ee4e03c4145186c6e85abMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/af7e36d3-6643-45a4-b815-b5e599bdea4f/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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O design tem uma grande magnitude e vem se expandindo e sendo compreendido cada vez em mais espaços, desde os séculos 19 e 20, envolvendo planejamento e projeto (CARDOSO, 2008). Hoje, já conseguimos observar a utilização da área como estratégia no meio corporativo, extraindo a essência de uma marca em sua comunicação de identidade visual que, para cumprir sua função, precisa estar alinhada com o conceito e posicionamento da empresa. Este trabalho descreve sobre conceitos do design, biomimética e marcas mutantes para que se verifique o quanto as mesmas podem trabalhar em conjunto e ajudar na representação gráfica da marca Pensiero, traduzindo sua essência e exprimindo a personalidade da mesma. Também, revisa conteúdos sobre a águia, utilizada como símbolo pela organização, para verificar se, como elemento, ela funciona e se encaixa em seu conceito. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória que tem como ancoragem a metodologia de Gil (2002) e apoio no estudo de caso de Duarte (2006), e na metodologia projetual de marcas mutantes de Kreutz (2012), desenvolveu-se uma identidade visual mutante apoiada na biomimética, interpretando o olhar da águia sobre a marca Pensiero, aplicando a estrutura visual do animal como uma coleção mutante, representando assim, a essência da empresa na qual busca o contato do jovem com o seu meio. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
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