A inclusão de alunos com altas habilidades e/ou superdotação nas escolas públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wermuth, Itamara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/847
Resumo: Este trabalho aborda alguns questionamentos provenientes de uma investigação que busca pensar sobre a Inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS, em 2014. Ao perguntar pela inclusão escolar instituída em tais espaços, analisa-se o processo de inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação na escola pública de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS no ano de 2014. Com este objetivo nos aproximamos dos estudos de Winner (1998), que afirma que as crianças com Superdotação e/ou Altas Habilidades já “foram temidas como possuídas, porque sabem e entendem coisas demais, cedo demais. Assim como as crianças com retardo, as crianças superdotadas têm sido temidas como estranhas, esquisitas, excêntricas” (WINNER, p.11), desta forma, a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação carece de um olhar atencioso. O referencial teórico está alicerçado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva/2008 e nas Políticas de Acesso, sendo elas: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Plano nacional de Educação 2014/2024 (PNE) bem como em autores que discutem os seguintes conceitos: a integração, a inclusão, a exclusão, a Biopolítica e as altas habilidades e superdotação, como Mendes (2006), Rech (2013), Veiga-Neto e Lopes (2007), Winner (1998) e Pérez (2008). Utilizou-se estratégias metodológicas, como entrevistas gravadas com professores e diretores de quatro escolas municipais de Ensino Fundamental de Bom Retiro do Sul – RS, que posteriormente foram transcritas para facilitar a compreensão. Como resultados, concluiu-se que as hipóteses levantadas estão de acordo com a realidade, que a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação vem ocorrendo como forma de integração dentro das instituições de ensino e a inclusão dos alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação não está recebendo o apoio pedagógico e o atendimento como previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008.
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Assim como as crianças com retardo, as crianças superdotadas têm sido temidas como estranhas, esquisitas, excêntricas” (WINNER, p.11), desta forma, a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação carece de um olhar atencioso. O referencial teórico está alicerçado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva/2008 e nas Políticas de Acesso, sendo elas: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Plano nacional de Educação 2014/2024 (PNE) bem como em autores que discutem os seguintes conceitos: a integração, a inclusão, a exclusão, a Biopolítica e as altas habilidades e superdotação, como Mendes (2006), Rech (2013), Veiga-Neto e Lopes (2007), Winner (1998) e Pérez (2008). Utilizou-se estratégias metodológicas, como entrevistas gravadas com professores e diretores de quatro escolas municipais de Ensino Fundamental de Bom Retiro do Sul – RS, que posteriormente foram transcritas para facilitar a compreensão. Como resultados, concluiu-se que as hipóteses levantadas estão de acordo com a realidade, que a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação vem ocorrendo como forma de integração dentro das instituições de ensino e a inclusão dos alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação não está recebendo o apoio pedagógico e o atendimento como previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008.This paper discusses some questions from an investigation that seeks to think about the inclusion of students with highly talented and / or giftedness in Elementary Education Public Schools in Bom Retiro do Sul / RS, in 2014. When asked by school inclusion instituted in such spaces , analyzes the process of inclusion of students with highly talented and / or gifted students in public school elementary school in Bom Retiro do Sul / RS in the year 2014. To this end we approach the Winner studies (1998), which states that children with giftedness and / or High Skills already "were feared as possessed because they know and understand too much, too soon. Just as children with retardation, gifted children have been feared as strange, weird, eccentric "(WINNER, p.11), thus the inclusion of students with highly talented and / or giftedness needs a thoughtful look. The theoretical framework is grounded in the National Special Education Policy in Perspective Inclusive / 2008 and the Access Policies, which are: Law of Directives and Bases of National Education (LDB 9394/96) and the National Education Plan 2014/2024 (PNE ) as well as authors who discuss the following concepts: integration, inclusion, exclusion, Biopolitics and high skills and giftedness, as Mendes (2006), Rech (2013), Veiga-Neto and Lopes (2007), Winner (1998) and Perez (2008). We used methodological strategies, as recorded interviews with teachers and principals four public schools in elementary Bom Retiro do Sul Education - RS, which were later transcribed to facilitate understanding. As a result, it was concluded that the assumptions made are consistent with the fact that the inclusion of students with highly talented and / or giftedness is happening as a form of integration within the educational institutions and the inclusion of students with highly talented and / or gifted child is not receiving the educational support and care as provided in the National Special Education Policy in Education Inclusive Perspective / 2008.WERMUTH, Itamara. A inclusão de alunos com altas habilidades e/ou superdotação nas escolas públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/847. http://hdl.handle.net/10737/847http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHAltas habilidades e superdotaçãoInclusãoPolíticas InclusivasA inclusão de alunos com altas habilidades e/ou superdotação nas escolas públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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