Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frezza, Leonardo Schlabitz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2910
Resumo: No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.
id UVAT_0856acaab890b577a10c45c8379b0236
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2910
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Kreutz, Elizete de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/2772980944277543Gonçalves, Cátia VivianeDones, Vera LúciaFrezza, Leonardo Schlabitz2021-07-16T13:17:44Z2021-07-16T13:17:44Z2020-122020-12-14No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.In the growing market for the organic food industry, many companies are still creating conventional visual identities to represent their products. A strategy that can often be far from a faithful translation of the natural essence. Nature is alive, free and fluid. The purpose of this study is to create a corporate visual identity (CVI), with the role of translating the essence of a brand of organic products. To carry out this study, the descriptive qualitative methodology was chosen (GIL, 2006), and the instruments were: bibliographic research (STUMPF, 2006); of internet (YAMAOKA, 2006); discourse analysis (MANHÃES, 2006); semiotic analysis (PENN, 2002); case study (DUARTE, 2006). For the construction of the visual identity of the brand, the methodology of construction of Mutant Brands was used (KREUTZ, 2012). This study is justified insofar as the Mutant Brands (KREUTZ, 2001) are a contemporary practice, increasingly present in branding strategies, to differentiate themselves from their competitors and promote the interaction of the brand with its audiences. In addition, a brand of products linked to nature can further justify the use of this strategy, relating the mutations of the graphic brand to the mutations of nature, which is alive. As a result, the study presents all the phases of building a Mutant Visual Identity that reflects the essence of your brand and can serve to guide professionals, academics and entrepreneurs in the strategic choices of the brands for which they are responsible.-1FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910. http://hdl.handle.net/10737/2910http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesignIdentidade VisualMarca MutanteSemióticaAgricultura SustentávelVisual IdentityMutant BrandSemioticsSustainable AgricultureToda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdfapplication/pdf22554319https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1bc4f3b7-52a4-4684-b54e-cd2a547f8b30/download9eb0df14e71e7a458aaa1b4c4a8832f5MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec2f4454-8cd9-4949-9621-21406bd8878a/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD57license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9311dff4-dc58-45e4-835e-f2d6a111852f/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/881937b5-04a6-4f39-a54d-8176d774ef3a/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD59LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4593https://www.univates.br/bdu/bitstreams/101748a4-a1a3-4824-9d21-00fb9ec792cc/downloadd9a48a3fe6af568deb3d5e191c3d146cMD510TEXT2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.txt2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.txtExtracted texttext/plain104428https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b56e3ba2-7d3a-42e2-949b-ca10718cbd33/download9245d75daac270e14aaf8efb17c61678MD515THUMBNAIL2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.jpg2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4241https://www.univates.br/bdu/bitstreams/458aacaf-669c-4052-b58a-6e1de17cf4ca/downloadf0fd70d06297d7fbe6422c769568a190MD51610737/29102023-06-26 11:57:33.318http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2910https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T11:57:33Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
title Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
spellingShingle Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
Frezza, Leonardo Schlabitz
CSA
Design
Identidade Visual
Marca Mutante
Semiótica
Agricultura Sustentável
Visual Identity
Mutant Brand
Semiotics
Sustainable Agriculture
title_short Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
title_full Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
title_fullStr Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
title_full_unstemmed Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
title_sort Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
author Frezza, Leonardo Schlabitz
author_facet Frezza, Leonardo Schlabitz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kreutz, Elizete de Azevedo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2772980944277543
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Cátia Viviane
Dones, Vera Lúcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Frezza, Leonardo Schlabitz
contributor_str_mv Kreutz, Elizete de Azevedo
Gonçalves, Cátia Viviane
Dones, Vera Lúcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Design
Identidade Visual
Marca Mutante
Semiótica
Agricultura Sustentável
Visual Identity
Mutant Brand
Semiotics
Sustainable Agriculture
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Identidade Visual
Marca Mutante
Semiótica
Agricultura Sustentável
Visual Identity
Mutant Brand
Semiotics
Sustainable Agriculture
description No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-16T13:17:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-16T13:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2910
identifier_str_mv FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910.
url http://hdl.handle.net/10737/2910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1bc4f3b7-52a4-4684-b54e-cd2a547f8b30/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec2f4454-8cd9-4949-9621-21406bd8878a/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9311dff4-dc58-45e4-835e-f2d6a111852f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/881937b5-04a6-4f39-a54d-8176d774ef3a/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/101748a4-a1a3-4824-9d21-00fb9ec792cc/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b56e3ba2-7d3a-42e2-949b-ca10718cbd33/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/458aacaf-669c-4052-b58a-6e1de17cf4ca/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eb0df14e71e7a458aaa1b4c4a8832f5
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d9a48a3fe6af568deb3d5e191c3d146c
9245d75daac270e14aaf8efb17c61678
f0fd70d06297d7fbe6422c769568a190
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842382530936832