Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2910 |
Resumo: | No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis. |
id |
UVAT_0856acaab890b577a10c45c8379b0236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2910 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Kreutz, Elizete de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/2772980944277543Gonçalves, Cátia VivianeDones, Vera LúciaFrezza, Leonardo Schlabitz2021-07-16T13:17:44Z2021-07-16T13:17:44Z2020-122020-12-14No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.In the growing market for the organic food industry, many companies are still creating conventional visual identities to represent their products. A strategy that can often be far from a faithful translation of the natural essence. Nature is alive, free and fluid. The purpose of this study is to create a corporate visual identity (CVI), with the role of translating the essence of a brand of organic products. To carry out this study, the descriptive qualitative methodology was chosen (GIL, 2006), and the instruments were: bibliographic research (STUMPF, 2006); of internet (YAMAOKA, 2006); discourse analysis (MANHÃES, 2006); semiotic analysis (PENN, 2002); case study (DUARTE, 2006). For the construction of the visual identity of the brand, the methodology of construction of Mutant Brands was used (KREUTZ, 2012). This study is justified insofar as the Mutant Brands (KREUTZ, 2001) are a contemporary practice, increasingly present in branding strategies, to differentiate themselves from their competitors and promote the interaction of the brand with its audiences. In addition, a brand of products linked to nature can further justify the use of this strategy, relating the mutations of the graphic brand to the mutations of nature, which is alive. As a result, the study presents all the phases of building a Mutant Visual Identity that reflects the essence of your brand and can serve to guide professionals, academics and entrepreneurs in the strategic choices of the brands for which they are responsible.-1FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910. http://hdl.handle.net/10737/2910http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSADesignIdentidade VisualMarca MutanteSemióticaAgricultura SustentávelVisual IdentityMutant BrandSemioticsSustainable AgricultureToda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdfapplication/pdf22554319https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1bc4f3b7-52a4-4684-b54e-cd2a547f8b30/download9eb0df14e71e7a458aaa1b4c4a8832f5MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec2f4454-8cd9-4949-9621-21406bd8878a/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD57license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9311dff4-dc58-45e4-835e-f2d6a111852f/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/881937b5-04a6-4f39-a54d-8176d774ef3a/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD59LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4593https://www.univates.br/bdu/bitstreams/101748a4-a1a3-4824-9d21-00fb9ec792cc/downloadd9a48a3fe6af568deb3d5e191c3d146cMD510TEXT2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.txt2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.txtExtracted texttext/plain104428https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b56e3ba2-7d3a-42e2-949b-ca10718cbd33/download9245d75daac270e14aaf8efb17c61678MD515THUMBNAIL2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.jpg2020LeonardoSchlabitzFrezza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4241https://www.univates.br/bdu/bitstreams/458aacaf-669c-4052-b58a-6e1de17cf4ca/downloadf0fd70d06297d7fbe6422c769568a190MD51610737/29102023-06-26 11:57:33.318http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2910https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T11:57:33Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
title |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
spellingShingle |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética Frezza, Leonardo Schlabitz CSA Design Identidade Visual Marca Mutante Semiótica Agricultura Sustentável Visual Identity Mutant Brand Semiotics Sustainable Agriculture |
title_short |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
title_full |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
title_fullStr |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
title_full_unstemmed |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
title_sort |
Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética |
author |
Frezza, Leonardo Schlabitz |
author_facet |
Frezza, Leonardo Schlabitz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kreutz, Elizete de Azevedo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2772980944277543 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Cátia Viviane Dones, Vera Lúcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frezza, Leonardo Schlabitz |
contributor_str_mv |
Kreutz, Elizete de Azevedo Gonçalves, Cátia Viviane Dones, Vera Lúcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Design Identidade Visual Marca Mutante Semiótica Agricultura Sustentável Visual Identity Mutant Brand Semiotics Sustainable Agriculture |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Identidade Visual Marca Mutante Semiótica Agricultura Sustentável Visual Identity Mutant Brand Semiotics Sustainable Agriculture |
description |
No crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-16T13:17:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-16T13:17:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2910 |
identifier_str_mv |
FREZZA, Leonardo Schlabitz. Toda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética. 2020. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 dez. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2910. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/1bc4f3b7-52a4-4684-b54e-cd2a547f8b30/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ec2f4454-8cd9-4949-9621-21406bd8878a/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9311dff4-dc58-45e4-835e-f2d6a111852f/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/881937b5-04a6-4f39-a54d-8176d774ef3a/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/101748a4-a1a3-4824-9d21-00fb9ec792cc/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b56e3ba2-7d3a-42e2-949b-ca10718cbd33/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/458aacaf-669c-4052-b58a-6e1de17cf4ca/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eb0df14e71e7a458aaa1b4c4a8832f5 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d9a48a3fe6af568deb3d5e191c3d146c 9245d75daac270e14aaf8efb17c61678 f0fd70d06297d7fbe6422c769568a190 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842382530936832 |