Médici e a comunicação: propaganda política durante o regime militar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiró, Francisca Bruxel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/686
Resumo: A ditadura militar no Brasil teve início do ano de 1964, após o golpe militar. Desde então o período tem sido objeto de estudo dentre os mais variados aspectos históricos, políticos e sociais. E entre tantos possíveis aspectos abordados no contexto social, as campanhas feitas pelo governo para reforçar sua posição e seu ideal despertaram algumas questões nesta pesquisa. Entre estas questões estão como as propagandas institucionais venderam os ideais e a maneira com que o grande clima nacionalista e ufanista das redes de coerção e comunicação do Governo Médici perpetuaram em toda a população. O cerne da propaganda reúne conceitos que estão claramente relacionados com desencadear variadas interpretações a respeito da realidade, e não apenas divulgá-la. E o período ditatorial tem um vasto histórico de campanhas, do governo, que funcionaram como uma “capa” que mostrava uma situação que, na verdade, não tinha laços absolutos com a veracidade. Sob o rígido controle militar, um grande processo com objetivo de neutralizar e efervescência cultural dos anos 60 foi se desenvolvendo no Brasil. A metodologia desta pesquisa buscou identificar padrões de linguagem na comunicação do governo ditatorial analisando os mesmo e documentos a respeito da criação da AERP, e de todas as redes estabelecidas para conquistar os corações e as mentes de milhões de brasileiros. Através das análises dos materiais coletados as dúvidas a respeito das propagandas do governo exaltando o país, de forma a deixar a população orgulhosa do Brasil, que foram esclarecidas, mostrando que houve sim um padrão que não só foi usado pelo governo, como também na publicidade de marcas da época.
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E o período ditatorial tem um vasto histórico de campanhas, do governo, que funcionaram como uma “capa” que mostrava uma situação que, na verdade, não tinha laços absolutos com a veracidade. Sob o rígido controle militar, um grande processo com objetivo de neutralizar e efervescência cultural dos anos 60 foi se desenvolvendo no Brasil. A metodologia desta pesquisa buscou identificar padrões de linguagem na comunicação do governo ditatorial analisando os mesmo e documentos a respeito da criação da AERP, e de todas as redes estabelecidas para conquistar os corações e as mentes de milhões de brasileiros. 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