O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerlach, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1381
Resumo: Este trabalho acadêmico obteve informações relevantes quanto ao universo da produção de cerveja artesanal, através das pessoas envolvidas com as práticas de produção, com um foco específico nas questões que envolvem comunicação, marketing e publicidade, junto ao produto. Por ser um mercado em crescimento, tanto na produção quanto no consumo de cervejas artesanais, buscou-se verificar, através desta pesquisa, se as pessoas envolvidas com esse meio percebem a importância da comunicação e suas ferramentas junto aos seus produtos, bem como saber se esses indivíduos aplicam algum tipo de estratégia ligada ao marketing, publicidade ou design junto aos seus produtos. Com base nas informações obtidas, através de uma pesquisa qualitativa, buscou-se oferecer a esse nicho de mercado, mais informações que pudessem vir a ser úteis para o amadurecimento de todos os envolvidos. Ao longo do trabalho, evidenciou-se embasamentos teóricos ligados ao universo da cerveja como um todo, tanto em âmbito histórico quanto no atual. Em uma segunda oportunidade, o momento da cerveja artesanal, através de dados e informações ligados também ao público consumidor, bem como referenciais pertinentes que abordam os conceitos de marketing, da comunicação, da publicidade e de comportamentos do consumidor, além de fundamentos de empreendedorismo. Dessa forma, através do referencial teórico e da análise dos dados da pesquisa qualitativa, pôde-se obter informações relevantes quanto às ações e percepções por parte dos produtores, no que tange a seus produtos e a comunicação e divulgação dos mesmos. Com tais informações, foram obtidos resultados que possibilitam concluir que o produtor de cerveja artesanal possui uma característica de produção segmentada e direcionada à um público exigente e conhecedor do produto. Para destacar-se, o relevante número de pessoas que exercem tal atividade, com o intuito comercial, utiliza-se de técnicas básicas para comunicar-se com seu público. Desta forma, demonstram conhecimento e consciência quanto à importância da comunicação, acompanhada do marketing, em sua atividade, logo, em seu produto
id UVAT_2a9ae70ab9393908c49ca7732095ee42
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/1381
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Kirst, Sandro Luíshttp://lattes.cnpq.br/4735082733651145Kirst, Sandro LuísKraemer, Fábio LuísRoos, CristoferGerlach, Luiz Henrique2017-03-01T17:27:39Z2017-03-01T17:27:39Z2017-012016-06-29Este trabalho acadêmico obteve informações relevantes quanto ao universo da produção de cerveja artesanal, através das pessoas envolvidas com as práticas de produção, com um foco específico nas questões que envolvem comunicação, marketing e publicidade, junto ao produto. Por ser um mercado em crescimento, tanto na produção quanto no consumo de cervejas artesanais, buscou-se verificar, através desta pesquisa, se as pessoas envolvidas com esse meio percebem a importância da comunicação e suas ferramentas junto aos seus produtos, bem como saber se esses indivíduos aplicam algum tipo de estratégia ligada ao marketing, publicidade ou design junto aos seus produtos. Com base nas informações obtidas, através de uma pesquisa qualitativa, buscou-se oferecer a esse nicho de mercado, mais informações que pudessem vir a ser úteis para o amadurecimento de todos os envolvidos. Ao longo do trabalho, evidenciou-se embasamentos teóricos ligados ao universo da cerveja como um todo, tanto em âmbito histórico quanto no atual. Em uma segunda oportunidade, o momento da cerveja artesanal, através de dados e informações ligados também ao público consumidor, bem como referenciais pertinentes que abordam os conceitos de marketing, da comunicação, da publicidade e de comportamentos do consumidor, além de fundamentos de empreendedorismo. Dessa forma, através do referencial teórico e da análise dos dados da pesquisa qualitativa, pôde-se obter informações relevantes quanto às ações e percepções por parte dos produtores, no que tange a seus produtos e a comunicação e divulgação dos mesmos. Com tais informações, foram obtidos resultados que possibilitam concluir que o produtor de cerveja artesanal possui uma característica de produção segmentada e direcionada à um público exigente e conhecedor do produto. Para destacar-se, o relevante número de pessoas que exercem tal atividade, com o intuito comercial, utiliza-se de técnicas básicas para comunicar-se com seu público. Desta forma, demonstram conhecimento e consciência quanto à importância da comunicação, acompanhada do marketing, em sua atividade, logo, em seu produtoThis academic work shall seek to obtain relevant information to the world of craft beer production by the people involved with the production practices, with a specific focus on issues involving communication, marketing and advertising with the product. By being a growth market, both in production and consumption of craft beers, we sought to verify, through this research, if the people involved in this environment realize the importance of communication and its means along with their products, and if these individuals apply some sort of strategy related to marketing, advertising or design with their products. Based on the information obtained through qualitative research, let us seek to offer this market niche further information that may be useful for the acquaintance of all involved. Throughout the work, we sought to highlight theoretical grounds linked to the beer universe as a whole, both in historical context as in the present. In a second opportunity, the moment of craft beer currently using data and information linked also to the consumer public, as well as relevant information that address the concepts of marketing, communication, advertising and consumer behavior, as well as entrepreneurship basics. Thus, through the theoretical framework and analysis of qualitative research data, it was possible to obtain relevant information about the actions and perceptions on the part of producers, linked to its products, communication and dissemination. With such information, results were obtained that make it possible to conclude that the craft beer producer has a targeted production of feature and directed to a demanding public and knowledgeable of the product. To stand out , the relevant number of persons performing such activity , with commercial intent , it uses basic techniques to communicate with your audience. In this way , they demonstrate knowledge and awareness of the importance of communication , together with the marketing, in its activity , so in your product-1GERLACH, Luiz Henrique. O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1381. http://hdl.handle.net/10737/1381An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCSACerveja artesanalComunicaçãoMarketingConsumidorO segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/68b3f598-b0c1-4d1f-b129-e8a191085092/download6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c2e55881-cf75-41f6-9f96-58f60a9eeae0/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e84539cb-dc12-4c5b-b37d-86bafdce33a3/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4638https://www.univates.br/bdu/bitstreams/08073f79-5c9f-4e42-840d-68433ad7ba77/download7e273d19cf7a6d7a026b7f7fd8a16a81MD55ORIGINAL2016LuizHenriqueGerlach.pdf2016LuizHenriqueGerlach.pdfapplication/pdf1989474https://www.univates.br/bdu/bitstreams/777045d4-6f9d-4602-bb33-600ef44a3cc2/download3c2d487c13d9412aad5dff4372e814ffMD51TEXT2016LuizHenriqueGerlach.pdf.txt2016LuizHenriqueGerlach.pdf.txtExtracted texttext/plain102558https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6c550884-1c6a-479c-8973-cc2f621e10c3/download838802632beff0ce461465ad75b59c86MD510THUMBNAIL2016LuizHenriqueGerlach.pdf.jpg2016LuizHenriqueGerlach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3418https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f995e591-b024-4788-b0d5-2d2e36e939eb/downloadcaa666d29cae939ef76e7332bde8d70aMD51110737/13812023-06-23 16:53:30.62An error occurred getting the license - uri.openAccessoai:univates.br:10737/1381https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-23T16:53:30Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
title O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
spellingShingle O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
Gerlach, Luiz Henrique
CSA
Cerveja artesanal
Comunicação
Marketing
Consumidor
title_short O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
title_full O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
title_fullStr O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
title_full_unstemmed O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
title_sort O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária
author Gerlach, Luiz Henrique
author_facet Gerlach, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kirst, Sandro Luís
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4735082733651145
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kirst, Sandro Luís
Kraemer, Fábio Luís
Roos, Cristofer
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerlach, Luiz Henrique
contributor_str_mv Kirst, Sandro Luís
Kirst, Sandro Luís
Kraemer, Fábio Luís
Roos, Cristofer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Cerveja artesanal
Comunicação
Marketing
Consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Cerveja artesanal
Comunicação
Marketing
Consumidor
description Este trabalho acadêmico obteve informações relevantes quanto ao universo da produção de cerveja artesanal, através das pessoas envolvidas com as práticas de produção, com um foco específico nas questões que envolvem comunicação, marketing e publicidade, junto ao produto. Por ser um mercado em crescimento, tanto na produção quanto no consumo de cervejas artesanais, buscou-se verificar, através desta pesquisa, se as pessoas envolvidas com esse meio percebem a importância da comunicação e suas ferramentas junto aos seus produtos, bem como saber se esses indivíduos aplicam algum tipo de estratégia ligada ao marketing, publicidade ou design junto aos seus produtos. Com base nas informações obtidas, através de uma pesquisa qualitativa, buscou-se oferecer a esse nicho de mercado, mais informações que pudessem vir a ser úteis para o amadurecimento de todos os envolvidos. Ao longo do trabalho, evidenciou-se embasamentos teóricos ligados ao universo da cerveja como um todo, tanto em âmbito histórico quanto no atual. Em uma segunda oportunidade, o momento da cerveja artesanal, através de dados e informações ligados também ao público consumidor, bem como referenciais pertinentes que abordam os conceitos de marketing, da comunicação, da publicidade e de comportamentos do consumidor, além de fundamentos de empreendedorismo. Dessa forma, através do referencial teórico e da análise dos dados da pesquisa qualitativa, pôde-se obter informações relevantes quanto às ações e percepções por parte dos produtores, no que tange a seus produtos e a comunicação e divulgação dos mesmos. Com tais informações, foram obtidos resultados que possibilitam concluir que o produtor de cerveja artesanal possui uma característica de produção segmentada e direcionada à um público exigente e conhecedor do produto. Para destacar-se, o relevante número de pessoas que exercem tal atividade, com o intuito comercial, utiliza-se de técnicas básicas para comunicar-se com seu público. Desta forma, demonstram conhecimento e consciência quanto à importância da comunicação, acompanhada do marketing, em sua atividade, logo, em seu produto
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-01T17:27:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-01T17:27:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GERLACH, Luiz Henrique. O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1381.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/1381
identifier_str_mv GERLACH, Luiz Henrique. O segmento de cerveja artesanal nos vales através de uma análise publicitária. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1381.
url http://hdl.handle.net/10737/1381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/68b3f598-b0c1-4d1f-b129-e8a191085092/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c2e55881-cf75-41f6-9f96-58f60a9eeae0/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e84539cb-dc12-4c5b-b37d-86bafdce33a3/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/08073f79-5c9f-4e42-840d-68433ad7ba77/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/777045d4-6f9d-4602-bb33-600ef44a3cc2/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6c550884-1c6a-479c-8973-cc2f621e10c3/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f995e591-b024-4788-b0d5-2d2e36e939eb/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
7e273d19cf7a6d7a026b7f7fd8a16a81
3c2d487c13d9412aad5dff4372e814ff
838802632beff0ce461465ad75b59c86
caa666d29cae939ef76e7332bde8d70a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842367723995136