A relevância de se ler também nas entrelinhas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2510 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto. |
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A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto.-1LUSSANI, Brendom da Cunha. A relevância de se ler também nas entrelinhas. 2018. Artigo (Graduação) – Curso de Letras, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2510. http://hdl.handle.net/10737/2510http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLLALeituraCompreensãoInferênciaTeoria da RelevânciaA relevância de se ler também nas entrelinhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXT2018BrendomdaCunhaLussani.pdf.txt2018BrendomdaCunhaLussani.pdf.txtExtracted 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Este trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto. |
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Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
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