Moda ballet: uma análise dos figurinos de ensaio para a construção de coleção para o público adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ullmann, Camile
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/1797
Resumo: Moda e dança são linguagens não-verbais, transmissoras de mensagens através do corpo. Misturam-se utilizando roupas e acessórios para criar personagens, expressar a cultura e o interior do ser. A roupa de dança necessita ser funcional, ergonômica e acompanhar os movimentos dos bailarinos. Mas a preocupação pela funcionalidade acabou por negligenciar os aspectos estéticos e simbólicos das vestes, impedindo o bailarino de usar, de maneira satisfatória, as roupas também no ambiente urbano. As funções estética e simbólica são muito importantes para o adolescente, pois nessa fase tem-se necessidade de se expressar de diversas formas, sendo a roupa uma aliada na expressão real de si mesmo, em qualquer lugar. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados e entrevista com escolas de ballet pelo mundo, analisou-se os aspectos funcionais, as necessidades e proibições das roupas de bailarinas usadas em sala de aula, além de aspectos estéticos, funcionais e simbólicos através das funções do design, como as cores, a ergonomia e a linguagem. Para a criação de uma coleção de moda que transite da sala de aula às ruas, conclui-se que essa deve respeitar os aspectos históricos da construção dos figurinos do ballet como questões funcionais e visuais, além de atender os anseios dos adolescentes, em uma mistura entre as linguagens Feminilidade, Saúde, Maturidade Sexual e Imaturidade. Fortalece-se, assim, a união entre moda, dança e adolescência.
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spelling Schmitt, Josiane Andréia da Costahttp://lattes.cnpq.br/8314838798660443Ullmann, Camile2018-01-26T13:07:24Z2018-01-26T13:07:24Z2018-012017-07-03Moda e dança são linguagens não-verbais, transmissoras de mensagens através do corpo. Misturam-se utilizando roupas e acessórios para criar personagens, expressar a cultura e o interior do ser. A roupa de dança necessita ser funcional, ergonômica e acompanhar os movimentos dos bailarinos. Mas a preocupação pela funcionalidade acabou por negligenciar os aspectos estéticos e simbólicos das vestes, impedindo o bailarino de usar, de maneira satisfatória, as roupas também no ambiente urbano. As funções estética e simbólica são muito importantes para o adolescente, pois nessa fase tem-se necessidade de se expressar de diversas formas, sendo a roupa uma aliada na expressão real de si mesmo, em qualquer lugar. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados e entrevista com escolas de ballet pelo mundo, analisou-se os aspectos funcionais, as necessidades e proibições das roupas de bailarinas usadas em sala de aula, além de aspectos estéticos, funcionais e simbólicos através das funções do design, como as cores, a ergonomia e a linguagem. Para a criação de uma coleção de moda que transite da sala de aula às ruas, conclui-se que essa deve respeitar os aspectos históricos da construção dos figurinos do ballet como questões funcionais e visuais, além de atender os anseios dos adolescentes, em uma mistura entre as linguagens Feminilidade, Saúde, Maturidade Sexual e Imaturidade. Fortalece-se, assim, a união entre moda, dança e adolescência.Fashion and dance are nonverbal languages, transmitting messages through the body. They mix using clothes and accessories to create characters, to express the culture and the interior of being. The dance clothing needs to be functional, ergonomic and to accompany the movements of the dancers. But the concern for functionality eventually neglected the aesthetic and symbolic aspects of the clothes, preventing the dancer from satisfactorily wearing the clothes also in the urban environment. The aesthetic and symbolic functions are very important for the teenager, because at this age it is necessary to express themselves in different ways, clothing being an ally in the real expression of themselves, anywhere. Through bibliographical review, data collection and interview with ballet schools around the world, the functional aspects, the needs and prohibitions of the clothes of ballet dancers used in the classroom were analyzed, as well as aesthetic, functional and symbolic aspects through the functions of design, such as colors, ergonomics and language. For the creation of a fashion collection that transits from the classroom to the streets, it is concluded that this must respect the historical aspects of the construction of the ballet costumes as functional and visual issues, as well as meeting the wishes of the adolescents, in a mixture between the languages Femininity, Health, Sexual Maturity and Immaturity. This strengthens the union between fashion, dance and adolescence.-1ULLMANN, Camile. Moda ballet: uma análise dos figurinos de ensaio para a construção de coleção para o público adolescente. 2017. Artigo (Graduação) – Curso de Design de Moda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 jul. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1797. http://hdl.handle.net/10737/1797http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAModaBalletAdolescenteFigurinos de ensaioModa ballet: uma análise dos figurinos de ensaio para a construção de coleção para o público adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017CamileUllmann.pdf2017CamileUllmann.pdfapplication/pdf988724https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cf6e8365-1714-449e-b96a-32852730bf38/download134892fc03899f2b4aa96a32252598e7MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/34e574a3-0142-41de-be5c-12f6e43bc0b3/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; 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