Avaliação técnica e econômica entre pavimento flexível e rígido para execução em uma via municipal em Arroio do Meio-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3243 |
Resumo: | A escolha da estrutura de um pavimento deve ser feita com embasamentos técnicos e econômicos. Por isso, soluções para a disponibilidade de material, solicitações de tráfego e suporte da estrutura, são situações técnicas do pavimento que devem ser analisadas. Já no aspecto econômico, devem ser mensurados os custos de implantação e manutenção da rodovia. Visando à maximização de desempenho e a minimização de custos, foram estudadas e discutidas, a partir de análises de dimensionamento, as escolhas dos pavimentos rígidos e flexíveis. Este trabalho objetivou avaliar a melhor alternativa de pavimento, entre os dois tipos já citados, para um trecho de via municipal na cidade de Arroio do Meio/RS. A partir das contagens de veículos, e do número N calculado para o projeto de 5,19 x 107 , realizou-se o dimensionamento dos pavimentos. Para o pavimento rígido, foram definidas as espessuras de 19 centímetros para o revestimento de placas de concreto de cimento Portland CP II, e 10 centímetros de sub-base de concreto compactado a rolo, através do método de dimensionamento Portland Cement Association - 1984. Para o pavimento flexível, através do método de dimensionamento da AASHTO e do DNER, foram definidas as espessuras de 16 centímetros de sub-base de macadame hidráulico, 15 centímetros de base de brita graduada simples e 12,5 centímetros de revestimento de concreto betuminoso usinado à quente. Concluiu-se que o pavimento rígido apresentou uma melhor viabilidade econômica, representando uma economia de aproximadamente 38% em um período analisado de 20 anos, e técnica em relação ao pavimento flexível, gerando maior conforto de rolamento aos usuários da via. |
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Fransozi, Carolina Becker Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/8194889145913451Leon, Helena BatistaNogueira, Matheus LemosScheid, Eduardo Augusto2021-12-30T15:24:18Z2021-12-30T15:24:18Z2021-072021-07-07A escolha da estrutura de um pavimento deve ser feita com embasamentos técnicos e econômicos. Por isso, soluções para a disponibilidade de material, solicitações de tráfego e suporte da estrutura, são situações técnicas do pavimento que devem ser analisadas. Já no aspecto econômico, devem ser mensurados os custos de implantação e manutenção da rodovia. Visando à maximização de desempenho e a minimização de custos, foram estudadas e discutidas, a partir de análises de dimensionamento, as escolhas dos pavimentos rígidos e flexíveis. Este trabalho objetivou avaliar a melhor alternativa de pavimento, entre os dois tipos já citados, para um trecho de via municipal na cidade de Arroio do Meio/RS. A partir das contagens de veículos, e do número N calculado para o projeto de 5,19 x 107 , realizou-se o dimensionamento dos pavimentos. Para o pavimento rígido, foram definidas as espessuras de 19 centímetros para o revestimento de placas de concreto de cimento Portland CP II, e 10 centímetros de sub-base de concreto compactado a rolo, através do método de dimensionamento Portland Cement Association - 1984. Para o pavimento flexível, através do método de dimensionamento da AASHTO e do DNER, foram definidas as espessuras de 16 centímetros de sub-base de macadame hidráulico, 15 centímetros de base de brita graduada simples e 12,5 centímetros de revestimento de concreto betuminoso usinado à quente. Concluiu-se que o pavimento rígido apresentou uma melhor viabilidade econômica, representando uma economia de aproximadamente 38% em um período analisado de 20 anos, e técnica em relação ao pavimento flexível, gerando maior conforto de rolamento aos usuários da via.-1SCHEID, Eduardo Augusto. Avaliação técnica e econômica entre pavimento flexível e rígido para execução em uma via municipal em Arroio do Meio-RS. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 jul. 2021. 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