Tessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agapito, Francisca Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2875
Resumo: A educação bilíngue para surdos por utilizar a Libras como língua de instrução, tem se configurado como uma proposta para efetivar as aprendizagens de que eles necessitam. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar jogos de linguagem de um grupo de alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e de suas respectivas professoras na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, em Imperatriz/MA. As balizas teóricas que sustentam a investigação são do campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e conceitos da obra de Michel Foucault. Nessas balizas também se encontram as ferramentas metodológicas postas em ação para analisar o material de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a geração de dados constituíram-se de observações, filmagens realizadas no decorrer das aulas de Matemática, excertos registrados no diário de campo, fotos e materiais produzidos por oito alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e duas professoras destes. O exercício analítico pautado nas teorizações da Etnomatemática e na análise de discurso na perspectiva foucaultiana, apontou que: a) Há o discurso de valorização do sujeito surdo e de seus artefatos culturais, em particular, a visualidade, traduzida nas práticas docentes por meio do uso de materiais concretos visuais e manipuláveis; aspecto que permitiu inferir também que o discurso da Educação Matemática acerca da importância do uso de materiais concretos segue gerando efeitos de verdade, seja para alunos surdos ou ouvintes. Na Escola Bilíngue pesquisada, esse discurso revelou-se impregnado nas práticas das professoras e dos alunos surdos, embora estes demonstrassem não necessitar mais do adendo do material concreto; b) os artefatos culturais, em especial, a visualidade e a Libras, configuram-se como jogos de linguagem potentes na forma de vida dos alunos surdos investigados, servindo como base para que aprendizagens matemáticas sejam efetivadas; c) entre os jogos de linguagem matemáticos evidenciados, há semelhanças de família entre a Matemática Escolar e aquelas praticadas pelos alunos surdos, algumas tênues, outras mais marcantes, bem como dessemelhanças entre os jogos de linguagem que emergiram nas práticas destes. Ressalta-se, ainda, a valorização dos jogos de linguagem dos alunos surdos por parte de suas professoras, que, em alguns momentos, agregaram os modos próprios de calcular de seus alunos às suas práticas pedagógicas, o que serve de incentivo para os alunos. Logo, a Escola Bilíngue para Surdos mostrou-se um espaço com abertura para a emergência de distintos jogos de linguagem, aspecto que impulsiona outros olhares investigativos acerca dos desdobramentos que podem emergir sobre esta temática, dentre eles a produção de materiais centrados na cultura surda.
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Nessas balizas também se encontram as ferramentas metodológicas postas em ação para analisar o material de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a geração de dados constituíram-se de observações, filmagens realizadas no decorrer das aulas de Matemática, excertos registrados no diário de campo, fotos e materiais produzidos por oito alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e duas professoras destes. O exercício analítico pautado nas teorizações da Etnomatemática e na análise de discurso na perspectiva foucaultiana, apontou que: a) Há o discurso de valorização do sujeito surdo e de seus artefatos culturais, em particular, a visualidade, traduzida nas práticas docentes por meio do uso de materiais concretos visuais e manipuláveis; aspecto que permitiu inferir também que o discurso da Educação Matemática acerca da importância do uso de materiais concretos segue gerando efeitos de verdade, seja para alunos surdos ou ouvintes. Na Escola Bilíngue pesquisada, esse discurso revelou-se impregnado nas práticas das professoras e dos alunos surdos, embora estes demonstrassem não necessitar mais do adendo do material concreto; b) os artefatos culturais, em especial, a visualidade e a Libras, configuram-se como jogos de linguagem potentes na forma de vida dos alunos surdos investigados, servindo como base para que aprendizagens matemáticas sejam efetivadas; c) entre os jogos de linguagem matemáticos evidenciados, há semelhanças de família entre a Matemática Escolar e aquelas praticadas pelos alunos surdos, algumas tênues, outras mais marcantes, bem como dessemelhanças entre os jogos de linguagem que emergiram nas práticas destes. Ressalta-se, ainda, a valorização dos jogos de linguagem dos alunos surdos por parte de suas professoras, que, em alguns momentos, agregaram os modos próprios de calcular de seus alunos às suas práticas pedagógicas, o que serve de incentivo para os alunos. Logo, a Escola Bilíngue para Surdos mostrou-se um espaço com abertura para a emergência de distintos jogos de linguagem, aspecto que impulsiona outros olhares investigativos acerca dos desdobramentos que podem emergir sobre esta temática, dentre eles a produção de materiais centrados na cultura surda.The proposition of bilingually educating hearing-impaired students through the Brazilian Sign Language (Libras) has enabled their learning. In this light, this research aims to investigate overall the language games of a group of hearing-impaired 4th and 5th graders and their teachers at the Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho (Municipal School of Bilingual Education for the Hearing-Impaired Professor Telasco Pereira Filho), located in Imperatriz/MA/Brazil. The theoretical framework supporting it is the field of Ethnomathematics, in its intertwining with the ideas on maturity by Ludwig Wittgenstein, and with the concepts of the work by Michel Foucault. This provided the methodological tools used to analyze the research material, i.e. a qualitative study with data generated by observations and video shootings of the Math classes, excerpts recorded in the field journal, photographs, and other materials produced by eight hearing-impaired students of the 4th and 5th grades and two of their teachers. The material analysis based on the theories of Ethnomathematics and on the Foucauldian discourse analysis has pointed that: a) There is the discourse of valuing the deaf subject and his cultural artifacts, in particular, visuality, translated into teaching practices through the use of concrete visual and handle materials; aspect that also allowed to infer that the discourse of Mathematical Education on the relevance of using concrete materials keeps producing real effects, whether to students who are hearing impaired or not. In the bilingual school investigated, this discourse was within the practice of the teachers and their hearing-impaired students, although the latter showed they did not need the concrete materials; b) the cultural artifacts, especially visuality and Libras. consisted in potent language games in the form of life of the investigated students, which became the basis for the math learning to occur; c) among the math language games observed, there are family similarities between the School Math and the math practiced by these hearing-impaired students - some subtle and others more visible; moreover, there were dissimilarities. Finally, the valuing of these students’ language games by their teachers is worth highlighting; they at some points, included their students’ calculation methods into their pedagogical practices, which stimulated the latter. Thus, the bilingual school for the hearing-impaired has proven to be a venue opened to the emergence of distinct language games, which promotes other investigative approaches to potential developments from this theme, among them, the production of materials focusing on the culture of the hearing-impaired.La educación bilingüe para sordos para el uso de Libras como idioma de instrucción, se ha configurado como una propuesta para efectuar el aprendizaje que necesitan. En esta perspectiva, esta investigación tuvo como objetivo general investigar los juegos de lenguaje de un grupo de alumnos sordos de 4o y 5o de primaria y sus respectivos maestros de la Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, de Imperatriz/MA. Los marcos teóricos que sustentan la investigación son del campo de la Etnomatemática, con sus intersecciones con las ideas de madurez de Ludwig Wittgenstein y conceptos de la obra de Michel Foucault. En estas balizas también se encuentran las herramientas metodológicas puestas en marcha para analizar el material de investigación. Los instrumentos utilizados para la generación de datos consistieron en observaciones, metraje tomado durante las clases de Matemáticas, extractos registrados en el diario de campo, fotografías y materiales producidos por ocho alumnos sordos de 4o y 5o de primaria y dos maestros de estos. El ejercicio analítico basado en las teorías de la Etnomatemática y el análisis del discurso desde la perspectiva foucaultiana, señaló que: a) Existe el discurso de valoración del sujeto sordo y sus artefactos culturales, en particular, la visualidad, traducido en prácticas de maestros a través del uso de materiales concretos visuales y manipulables; Este aspecto también nos permitió inferir que lo discurso Educación Matemática sobre la importancia de utilizar materiales concretos sigue generando efectos reales, ya sea para estudiantes sordos o oyentes. En la Escuela Bilingüe investigada, este discurso demostró estar impregnado en las prácticas de docentes y estudiantes sordos, aunque demostraron que ya no necesitan el addendum de material concreto; b) los artefactos culturales, en particular, la visualidad y Libras, se configuran como potentes juegos de lenguaje en la forma de vida de los estudiantes sordos investigados, sirviendo de base para que se lleve a cabo el aprendizaje matemático; c) entre los juegos de lenguaje matemático mostrados, existen similitudes familiares entre la Matemática Escolar y los practicados por estudiantes sordos, algunos tenues, otros más llamativos, así como diferencias entre los juegos de lenguaje que surgieron en sus prácticas. También es destacable la valorización de los juegos de lenguaje de los estudiantes sordos por parte de sus maestros, quienes, em ocasiones, agregaron las formas propias de sus estudiantes de calcular a sus prácticas pedagógicas, lo que sirve de incentivo para los estudiantes. Por tanto, la Escuela Bilingüe para Sordos resultó ser un espacio con una apertura para el surgimiento de distintos juegos de lenguaje, aspecto que incentiva otras miradas investigadoras sobre los desarrollos que puedan surgir en esta temática, entre ellos la producción de materiales centrados en la cultura de las personas sordas.-1AGAPITO, Francisca Melo. Tessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MA. 2020. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2875. http://hdl.handle.net/10737/2875http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHJogos de LinguagemSemelhanças de famíliaEscola BilíngueEnsinoLanguage gamesFamily similaritiesBilingual SchoolTeachingJuegos de idiomasSimilitudes familiaresEscuela bilingüeEnseñandoTessituras etnomatemáticas nos anos iniciais na perspectiva da educação bilíngue para surdos no município de Imperatriz/MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPPGEnsino;Ensinoporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2020FranciscaMeloAgapito.pdf2020FranciscaMeloAgapito.pdfapplication/pdf6393877https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eef88575-fff5-47b9-919f-e9ea9f880162/download08244714f8ce3e4457864b688b412e93MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4afc8533-9864-404a-87e7-bd68ca8109eb/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b616e8eb-4e36-46ac-be9c-14b76fb913fb/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c904184e-f118-47df-bf5f-96afd8395279/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4614https://www.univates.br/bdu/bitstreams/17e1d8a2-407b-40c9-a997-a437975190eb/download902d28b1b7a2304d316bf56eece48f07MD55TEXT2020FranciscaMeloAgapito.pdf.txt2020FranciscaMeloAgapito.pdf.txtExtracted 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description A educação bilíngue para surdos por utilizar a Libras como língua de instrução, tem se configurado como uma proposta para efetivar as aprendizagens de que eles necessitam. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar jogos de linguagem de um grupo de alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e de suas respectivas professoras na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, em Imperatriz/MA. As balizas teóricas que sustentam a investigação são do campo da Etnomatemática, em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e conceitos da obra de Michel Foucault. Nessas balizas também se encontram as ferramentas metodológicas postas em ação para analisar o material de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a geração de dados constituíram-se de observações, filmagens realizadas no decorrer das aulas de Matemática, excertos registrados no diário de campo, fotos e materiais produzidos por oito alunos surdos do 4° e 5° Anos Iniciais e duas professoras destes. O exercício analítico pautado nas teorizações da Etnomatemática e na análise de discurso na perspectiva foucaultiana, apontou que: a) Há o discurso de valorização do sujeito surdo e de seus artefatos culturais, em particular, a visualidade, traduzida nas práticas docentes por meio do uso de materiais concretos visuais e manipuláveis; aspecto que permitiu inferir também que o discurso da Educação Matemática acerca da importância do uso de materiais concretos segue gerando efeitos de verdade, seja para alunos surdos ou ouvintes. Na Escola Bilíngue pesquisada, esse discurso revelou-se impregnado nas práticas das professoras e dos alunos surdos, embora estes demonstrassem não necessitar mais do adendo do material concreto; b) os artefatos culturais, em especial, a visualidade e a Libras, configuram-se como jogos de linguagem potentes na forma de vida dos alunos surdos investigados, servindo como base para que aprendizagens matemáticas sejam efetivadas; c) entre os jogos de linguagem matemáticos evidenciados, há semelhanças de família entre a Matemática Escolar e aquelas praticadas pelos alunos surdos, algumas tênues, outras mais marcantes, bem como dessemelhanças entre os jogos de linguagem que emergiram nas práticas destes. Ressalta-se, ainda, a valorização dos jogos de linguagem dos alunos surdos por parte de suas professoras, que, em alguns momentos, agregaram os modos próprios de calcular de seus alunos às suas práticas pedagógicas, o que serve de incentivo para os alunos. Logo, a Escola Bilíngue para Surdos mostrou-se um espaço com abertura para a emergência de distintos jogos de linguagem, aspecto que impulsiona outros olhares investigativos acerca dos desdobramentos que podem emergir sobre esta temática, dentre eles a produção de materiais centrados na cultura surda.
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