AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE MELHORIAS EM UMA INTERSEÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TAQUARI/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/4111 |
Resumo: | A expansão das cidades brasileiras e a falta de planejamento urbano resultam em um sistema viário inadequado, incapaz de atender eficientemente às demandas da população. O aumento populacional contribui para o aumento das taxas de motorização, resultando em congestionamentos crescentes nas grandes cidades, prejudicando a mobilidade. A engenharia de tráfego, especialmente em interseções urbanas, enfrenta desafios cruciais, exigindo uma análise aprofundada dos movimentos de conflito para projetar interseções mais seguras. Esta monografia tem como objetivo otimizar o cruzamento entre a Rodovia Aleixo Rocha da Silva e a Rua Campo Romero, localizado em Taquari/RS. Essa interseção é um ponto crítico de acesso à cidade com elevado fluxo durante os horários de pico. Foram coletados dados de tráfego, incluindo volume e movimentos de conversão, durante 16 horas diárias por três dias em uma semana. A análise desses dados e medidas no local revelou pontos críticos, considerando geometria, visibilidade e densidade de tráfego. O estudo buscou determinar a melhor solução para a interseção, considerando a viabilidade de semáforos, rotatórias ou mini rotatórias, alinhadas com o volume de tráfego e as necessidades dos usuários. A proposta final visou aprimorar o fluxo de tráfego através da implantação de uma rotatória com capacidade para 15.000 veículos, para reforçar a segurança e reduzir o número de acidentes nessa área específica. |
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Fransozi, Carolina Becker Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/8194889145913451Weber, Rodrigo CarreiraMattos, João Rodrigo GuerreiroCoutinho, Ana Laura de Vargas2023-12-12T18:56:23Z2023-12-12T18:56:23Z2023-122023-12-05A expansão das cidades brasileiras e a falta de planejamento urbano resultam em um sistema viário inadequado, incapaz de atender eficientemente às demandas da população. O aumento populacional contribui para o aumento das taxas de motorização, resultando em congestionamentos crescentes nas grandes cidades, prejudicando a mobilidade. A engenharia de tráfego, especialmente em interseções urbanas, enfrenta desafios cruciais, exigindo uma análise aprofundada dos movimentos de conflito para projetar interseções mais seguras. Esta monografia tem como objetivo otimizar o cruzamento entre a Rodovia Aleixo Rocha da Silva e a Rua Campo Romero, localizado em Taquari/RS. Essa interseção é um ponto crítico de acesso à cidade com elevado fluxo durante os horários de pico. Foram coletados dados de tráfego, incluindo volume e movimentos de conversão, durante 16 horas diárias por três dias em uma semana. A análise desses dados e medidas no local revelou pontos críticos, considerando geometria, visibilidade e densidade de tráfego. O estudo buscou determinar a melhor solução para a interseção, considerando a viabilidade de semáforos, rotatórias ou mini rotatórias, alinhadas com o volume de tráfego e as necessidades dos usuários. A proposta final visou aprimorar o fluxo de tráfego através da implantação de uma rotatória com capacidade para 15.000 veículos, para reforçar a segurança e reduzir o número de acidentes nessa área específica.The expansion of Brazilian cities and the lack of urban planning result in an inadequate road system, unable to efficiently meet the population's demands. Population growth contributes to increased motorization rates, leading to growing congestion in major cities, adversely affecting mobility. Traffic engineering, especially in urban intersections, faces crucial challenges, necessitating a thorough analysis of conflict movements to design safer intersections. This monograph aims to optimize the intersection between Aleixo Rocha da Silva Highway and Campo Romero Street in Taquari/RS. This intersection is a critical access point to the city with high traffic during peak hours. Traffic data, including volume and turning movements, were collected for 16 hours daily over three days in a week. Analysis of this data and on-site measurements revealed critical points, considering geometry, visibility, and traffic density. The study sought to determine the best solution for the intersection, considering the feasibility of traffic signals, roundabouts, or mini-roundabouts, aligned with traffic volume and user needs. The final proposal aimed to improve traffic flow through the implementation of a roundabout with a capacity for 15,000 vehicles, to enhance safety and reduce the number of accidents in that specific area.-1COUTINHO, Ana Laura de Vargas. AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE MELHORIAS EM UMA INTERSEÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TAQUARI/RS. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4111. http://hdl.handle.net/10737/4111Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGInfraestrutura viáriaInterseções urbanasSegurança viáriaMovimentos de conflitoRoad infrastructureUrban intersectionsRoad safetyConflict movementsAVALIAÇÃO E PROPOSTA DE MELHORIAS EM UMA INTERSEÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TAQUARI/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdfTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdfapplication/pdf5934654https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0e713b21-94a8-44f3-95f3-d53d85b49581/downloadf7636189c1d9ecf908a7c022a7465adcMD51TEXTTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdf.txtTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdf.txtExtracted texttext/plain103590https://www.univates.br/bdu/bitstreams/50ec105a-439e-4cf5-9392-1032a57a45a5/download5d06105137253b1375104e6457d2fba2MD54THUMBNAILTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdf.jpgTCC II - Engenharia Civil - ANA LAURA DE VARGAS COUTINHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4161https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fbee6387-78e0-4b54-a151-7409464f1410/download15f0ab08c490c93193c8f61d77816a6fMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://www.univates.br/bdu/bitstreams/0cf1907f-35e5-42c0-9d46-fdf12d63f08e/download728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c86a492a-705f-4065-829e-4aa9c5499e30/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD5310737/41112023-12-13 03:03:33.589http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/4111https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-12-13T03:03:33Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
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A expansão das cidades brasileiras e a falta de planejamento urbano resultam em um sistema viário inadequado, incapaz de atender eficientemente às demandas da população. O aumento populacional contribui para o aumento das taxas de motorização, resultando em congestionamentos crescentes nas grandes cidades, prejudicando a mobilidade. A engenharia de tráfego, especialmente em interseções urbanas, enfrenta desafios cruciais, exigindo uma análise aprofundada dos movimentos de conflito para projetar interseções mais seguras. Esta monografia tem como objetivo otimizar o cruzamento entre a Rodovia Aleixo Rocha da Silva e a Rua Campo Romero, localizado em Taquari/RS. Essa interseção é um ponto crítico de acesso à cidade com elevado fluxo durante os horários de pico. Foram coletados dados de tráfego, incluindo volume e movimentos de conversão, durante 16 horas diárias por três dias em uma semana. A análise desses dados e medidas no local revelou pontos críticos, considerando geometria, visibilidade e densidade de tráfego. O estudo buscou determinar a melhor solução para a interseção, considerando a viabilidade de semáforos, rotatórias ou mini rotatórias, alinhadas com o volume de tráfego e as necessidades dos usuários. A proposta final visou aprimorar o fluxo de tráfego através da implantação de uma rotatória com capacidade para 15.000 veículos, para reforçar a segurança e reduzir o número de acidentes nessa área específica. |
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