O uso do geogebra para análise de gráficos de funções do 1° grau no primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Augusto Jerônimo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3533
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar contribuições do uso do aplicativo Geogebra para o estudo de características dos gráficos e aplicações de funções do 1o grau, com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio. A questão norteadora foi: Como o uso do software Geogebra contribui para a análise gráfica de funções do 1o grau, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio? Visando produzir dados e inferências para responder à questão de pesquisa, foi realizada uma intervenção pedagógica com atividades envolvendo construção e análise de gráficos e aplicações dessas funções, por meio desse software. O contexto de intervenção foi uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Novo Mundo/MT. A metodologia refere-se a uma pesquisa qualitativa. Quanto à geração de dados, foram coletadas e analisadas as soluções das atividades, realizadas pelos estudantes. Também foi aplicado um questionário final de avaliação sobre as atividades desenvolvidas por meio do Geogebra. Com base nos resultados, é possível afirmar que o uso do Geogebra contribuiu para a compreensão e interpretação gráfica das funções do 1o grau. Dentre os indícios dessas contribuições, destaca-se a rapidez proporcionada pelo aplicativo para alterar parâmetros das funções, a visualização dessas alterações nos gráficos; maior agilidade para elaborar gráficos. Desses aspectos, decorre um outro, que é a possiblidade de dedicar mais tempo às discussões e análises, visto a dinamicidade que o Geogebra proporciona. Em efeito, pode-se inferir que o uso do aplicativo agilizou a abordagem desse tema no currículo da turma de 1o ano, corroborando a importância, já assinalada em pesquisas no campo da Educação Matemática, de integrar as tecnologias ao ensino dessa ciência. Essa dissertação proporcionou a elaboração de um Produto Educacional na forma de uma sequência didática com o intuito de servir de material de apoio para que outros professores possam utilizar o Geogebra no estudo de funções.
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O contexto de intervenção foi uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Novo Mundo/MT. A metodologia refere-se a uma pesquisa qualitativa. Quanto à geração de dados, foram coletadas e analisadas as soluções das atividades, realizadas pelos estudantes. Também foi aplicado um questionário final de avaliação sobre as atividades desenvolvidas por meio do Geogebra. Com base nos resultados, é possível afirmar que o uso do Geogebra contribuiu para a compreensão e interpretação gráfica das funções do 1o grau. Dentre os indícios dessas contribuições, destaca-se a rapidez proporcionada pelo aplicativo para alterar parâmetros das funções, a visualização dessas alterações nos gráficos; maior agilidade para elaborar gráficos. Desses aspectos, decorre um outro, que é a possiblidade de dedicar mais tempo às discussões e análises, visto a dinamicidade que o Geogebra proporciona. Em efeito, pode-se inferir que o uso do aplicativo agilizou a abordagem desse tema no currículo da turma de 1o ano, corroborando a importância, já assinalada em pesquisas no campo da Educação Matemática, de integrar as tecnologias ao ensino dessa ciência. Essa dissertação proporcionou a elaboração de um Produto Educacional na forma de uma sequência didática com o intuito de servir de material de apoio para que outros professores possam utilizar o Geogebra no estudo de funções.This research aimed to analyze the contributions of using the Geogebra application for studying characteristics of graphs and applications of first-degree functions with first-year high school students. The guiding question was: How does the use of the Geogebra software contribute to the graphical analysis of first-degree functions with first-year high school students? In order to produce data and inferences to answer the research question, a pedagogical intervention was carried out with activities involving the construction and analysis of graphs and applications of these functions using the software. The intervention context was a first-year high school class in a public school in Novo Mundo/MT. The methodology refers to a qualitative research. Regarding the data generation, the solutions to the activities performed by the students were collected and analyzed. A final evaluation questionnaire was also applied about the activities developed using Geogebra. Based on the results, it is possible to affirm that the use of Geogebra contributed to the understanding and graphical interpretation of first-degree functions. Among the indications of these contributions, the speed provided by the application to change function parameters, the visualization of these changes in the graphs, and greater agility in creating graphs stand out. From these aspects, another one follows, which is the possibility of dedicating more time to discussions and analysis, given the dynamism that Geogebra provides. In effect, it can be inferred that the use of the application expedited the approach of this topic in the curriculum of the first-year class, corroborating the importance, already noted in research in the field of Mathematics Education, of integrating technology into the teaching of this science. This dissertation provided the development of an Educational Product in the form of a didactic sequence with the aim of serving as a support material for other teachers to use Geogebra in the study of functions.http://hdl.handle.net/10737/3533Attribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETGeogebraFunções de 1° grauGráficosEnsino MédioFirst-degree functionsGraphsHigh SchoolO uso do geogebra para análise de gráficos de funções do 1° grau no primeiro ano do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdf2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdfapplication/pdf5062507https://www.univates.br/bdu/bitstreams/909ba037-d7f2-463b-9ebe-8eba627ae22d/downloadf95e151cce24fea6a2f19b94f5f2de13MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4534https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7a116965-10d0-40bc-91e8-17ccd57f8332/download335bd523a92f4a31b001b3d8c10df42dMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8907https://www.univates.br/bdu/bitstreams/161c980d-dfbe-491c-9c16-28c36f5524f3/downloadc07b6daef3dbee864bf87e6aa836cde2MD52TEXT2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdf.txt2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain103034https://www.univates.br/bdu/bitstreams/4f061cce-a3ab-40c4-ad76-6bc3e0b77b45/download3a03e562fad9048bb5097505e41b542bMD510THUMBNAIL2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdf.jpg2022JoséAugustoJerônimodaSilva.pdf.jpgGenerated 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