Infância rural: memórias de uma época

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ely, Camila Guntzel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2684
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco as representações de infâncias de um grupo de idosos de uma localidade interiorana do município de Cruzeiro do Sul/RS. A pesquisa intenciona analisar as diferentes práticas de socialização, identificar o tempo e o espaço do brincar de uma determinada década e analisar de que modo os familiares compreendiam o processo de escolarização. Tal investigação parte da seguinte problemática: quais as representações de infâncias de idosos que residem na localidade de Boa Esperança Baixa? De abordagem qualitativa, a metodologia de pesquisa fez uso de entrevistas semiestruturadas, com quatro contadores de histórias, dois homens e duas mulheres, e posterior análise das narrativas biográficas obtidas. Entre os conceitos abordados e estudados, utilizou-se o conceito de infância sob mais de uma perspectiva, para além do tempo atual e de sua ligação com uma etapa cronológica, estabelecendo relações com as diferentes alterações que o sentimento de infância sofreu durante o decorrer da história e procurando analisar quais as impressões que idosos têm de sua própria infância. Para tanto, têm-se como principais autores estudados: Ariès (2012), Kohan (2004)e Bujes (2002). Outro conceito utilizado é o conceito de memória, os principais autores que embasaram o estudo foram: Bosi (1999) e Rinaldi (2012). O trabalho também buscou contemplar o conceito de experiência, a partir do qual são destacadas as experiências sentidas e vividas, bem como a experiência que nos é proporcionada ao trabalhar com narrativas biográficas, conforme destacam Faour (2009) e Gagnebin (2006). Como resultados, este estudo destaca que as práticas de socialização ocorriam entre primos e vizinhos e as relações familiares não demonstravam muita afetividade. Percebe-se que o tempo destinado ao brincar era um tempo regulamentado e social, por outro lado, indiretamente, através das narrativas, percebeu-se que haviam outros momentos para o brincar. Os contadores de histórias utilizavam-se do faz-de-conta para criarem suas brincadeiras. Com relação ao processo de escolarização, os contadores de histórias mencionaram o medo que sentiam do professor e o quanto essa figura era respeitada. Relataram também os castigos que recebiam, bem como a impossibilidade de retomar os conteúdos. Através deste estudo, pode-se perceber que não existe uma representação única e limitada do que é infância, mas sim diversas possibilidades de representações de infância, a partir da cultura, de vivências e de experiências dos grupos que são interpelados a falar sobre a mesma.
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spelling Vivian, Danisehttp://lattes.cnpq.br/9662211066069239Ely, Camila Guntzel2020-03-24T17:25:50Z2020-03-24T17:25:50Z2017-112017-11-27Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco as representações de infâncias de um grupo de idosos de uma localidade interiorana do município de Cruzeiro do Sul/RS. A pesquisa intenciona analisar as diferentes práticas de socialização, identificar o tempo e o espaço do brincar de uma determinada década e analisar de que modo os familiares compreendiam o processo de escolarização. Tal investigação parte da seguinte problemática: quais as representações de infâncias de idosos que residem na localidade de Boa Esperança Baixa? De abordagem qualitativa, a metodologia de pesquisa fez uso de entrevistas semiestruturadas, com quatro contadores de histórias, dois homens e duas mulheres, e posterior análise das narrativas biográficas obtidas. Entre os conceitos abordados e estudados, utilizou-se o conceito de infância sob mais de uma perspectiva, para além do tempo atual e de sua ligação com uma etapa cronológica, estabelecendo relações com as diferentes alterações que o sentimento de infância sofreu durante o decorrer da história e procurando analisar quais as impressões que idosos têm de sua própria infância. Para tanto, têm-se como principais autores estudados: Ariès (2012), Kohan (2004)e Bujes (2002). Outro conceito utilizado é o conceito de memória, os principais autores que embasaram o estudo foram: Bosi (1999) e Rinaldi (2012). O trabalho também buscou contemplar o conceito de experiência, a partir do qual são destacadas as experiências sentidas e vividas, bem como a experiência que nos é proporcionada ao trabalhar com narrativas biográficas, conforme destacam Faour (2009) e Gagnebin (2006). Como resultados, este estudo destaca que as práticas de socialização ocorriam entre primos e vizinhos e as relações familiares não demonstravam muita afetividade. Percebe-se que o tempo destinado ao brincar era um tempo regulamentado e social, por outro lado, indiretamente, através das narrativas, percebeu-se que haviam outros momentos para o brincar. Os contadores de histórias utilizavam-se do faz-de-conta para criarem suas brincadeiras. Com relação ao processo de escolarização, os contadores de histórias mencionaram o medo que sentiam do professor e o quanto essa figura era respeitada. Relataram também os castigos que recebiam, bem como a impossibilidade de retomar os conteúdos. Através deste estudo, pode-se perceber que não existe uma representação única e limitada do que é infância, mas sim diversas possibilidades de representações de infância, a partir da cultura, de vivências e de experiências dos grupos que são interpelados a falar sobre a mesma.-1ELY, Camila Guntzel. Infância rural: memórias de uma época. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2684. http://hdl.handle.net/10737/2684http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHInfânciaMemóriaNarrativas BiográficasExperiênciaInfância rural: memórias de uma épocainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017CamilaGuntzelEly.pdf2017CamilaGuntzelEly.pdfapplication/pdf647910https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b98bbda9-29be-4516-9364-c3648b07a3fe/download59d599f64c70aa176e81b105135a2c21MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3be0022f-810b-48a7-aeb3-4f1f9b9f2894/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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